Siga o OTD

Pan 2019

Seleção masculina inicia período de treinos em Portugal

Depois de história campanha no Mundial, Seleção se reúne em Portugal para se preparar para buscar a vaga olímpica nos Jogos Pan-Americanos

Divulgação/CBHb

A comissão técnica reuniu a seleção masculina de handebol para uma fase de treinamento em Portugal. O Complexo Desportivo de Rio Maior (Desmor) recebe a equipe até o dia 14 de abril. O objetivo principal é evoluir tática e tecnicamente para conquistar a vaga nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 no Pan-Americano de Lima em julho.

As campanhas no Campeonato Mundial na Alemanha e na Dinamarca em janeiro são referência. Dos 22 nomes convocados por Washington Nunes – depois de cortes por lesão – vão 21, com a incorporação de Raul Nantes à lista, que esteve presente no quadrangular preparatório e no Mundial. Além de Nantes, Oswaldo Guimarães, Rogério Moraes e André Martins integram o grupo para essa fase, o que manterá equilíbrio aos treinos da seleção masculina.

“A ideia é manter o grau de trabalho que fizemos no Mundial, com bastante intensidade. Incorporamos situações novas e ao mesmo tempo damos continuidade a um processo que foi estabelecido tanto nos treinamentos quanto na competição [Mundial]”, analisa Nunes.

O técnico espera o mesmo nível de comprometimento que a seleção masculina teve durante a campanha do Mundial de handebol e diz que os atletas têm consciência de estarem preparados para desempenhar as funções.

“Sabemos que daqui para frente toda e qualquer preparação é visando a vaga olímpica, então, temos de estar bastante atentos. Todo mundo tem que estar tentando dar o seu máximo. Agora, entra também uma escala de observação para a escolha de apenas 14 jogadores que vão ao Pan-Americano”, atenta o técnico.

Haniel Langaro

MVP e artilheiro da partida contra a Croácia no Main Round do Mundial, o armador esquerdo Haniel Langaro diz que leva consigo a bagagem coletiva e individual pelo aprendizado e experiência no campeonato. “Acho que a vitória contra a Croácia foi pra mim – e pra nós – o momento mais marcante de todo o mundial. Nosso grupo é fora do normal. Nosso mês junto foi um dos melhores e que com certeza levarei pra sempre comigo”, relembra o atleta.

Atuante no Campeonato Francês de handebol pela equipe do Dunkerque Handball, Haniel reconhece que ainda que o objetivo do Pan-Americano seja significativo, ter um grupo comprometido aos treinos e com mente vencedora, eleva as expectativas.

“O elenco permanece praticamente o mesmo. Os jogadores novos que vão para a fase já sabem da nossa mentalidade e de como funciona dentro da seleção. A melhor maneira de encarar o nosso grupo no Pan é com muita vontade e seriedade”, conclui Haniel.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Pan 2019