Siga o OTD

Handebol

Mundiais de handebol terão 32 nações a partir de 2021

Medida foi aprovada em Conselho da Federação Internacional e visa promover a promoção da modalidade e a participação de outras nações em nível internacional

A Federação Internacional de Handebol (IHF) definiu que os Campeonatos Mundiais de Handebol, a partir de 2021, terão 32 nações participantes em ambos os naipes e das categorias adulto, júnior e juvenil. A sugestão foi votada e aprovada em reunião do Conselho da Federação durante o Super Globe, em Doha, no Catar.

A intenção é ampliar a promoção e divulgação da modalidade, além de prover a outras nações a possibilidade de participar de competições de nível internacional. Até então, os Mundiais contam com 24 nações participantes e apenas Brasil e Coreia do Sul, fora do continente europeu, foram nações campeãs de Mundiais.

A primeira competição que deve ter a nova formatação é o Mundial Masculino Adulto, que em 2021 será disputado no mês de janeiro, no Egito.

Além da mudança no número de nações, foi colocado em debate a divisão da Federação Continental das Américas, criando um organismo para a América do Norte e Caribe e outro para as Américas do Sul e Central. Contudo, na questão da divisão da América, existe uma peleja entre Federação Internacional de Handebol (IHF) e a Federação Pan-americana de Handebol (PATHF), ficando assim como uma questão pendente.

Para o presidente da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), Ricardo Souza, esse movimento é uma tendência em todas as modalidades e tem tudo para ser positivo. “O aumento do número de participantes nos mundiais de handebol desde a base até a categoria adulta é uma caminho mundial no esporte e fará com que mais países possam desenvolver a modalidade, porém, ainda resta saber como serão divididas as novas vagas”, disse o mandatário.

Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de "O caminho suave". Outras produções fílmicas: "EstatiCidade", "Marcelo Rezende - contador de histórias", "Sala de estar", "Azul" e "A entrevista". Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em Handebol