Siga o OTD

Ginástica de Trampolim

Camilla Gomes é pega no doping, mas já está livre da suspensão

Federação Internacional de Ginástica apontou diurético, mas não viu falta grave e a melhor brasileira do ranking mundial individual segue firme na corrida olímpica

Camilla Gomes. no Mundial de Ginástica de Trampolim em Tóquio
Brasileira teve suspensão de nove meses retroativa e está livre para busca a vaga olímpica (Facebook/Camilla Gomes)

A FIG (Federação Internacional de Ginástica) comunicou que Camilla Gomes, melhor brasileira no ranking mundial individual de ginástica de trampolim, foi pega no doping. A atleta foi suspensa, mas como a penalidade é retroativa, ela está livre para a Olimpíada de Tóquio-2020.

Segundo o globoesporte.com, o exame da brasileira deu positivo para canrenone, um diurético proibido.

A Comissão Disciplinar da FIG não considerou que o caso da brasileira teve falta ou negligência significativa. Com isso, Camilla Gomes foi suspensa por 37 dias de forma retroativa e ficou inelegível por nove meses, como o exame positivo é do Mundial de 2019, a brasileira cumpriu o período de suspensão entre 30 de novembro e seis de janeiro de 2020 e ficou inelegível entre 30 de novembro e 17 de agosto de 2020.

+ Rayan Castro está ansioso para estrear trampolim no Minas

Ela foi desclassificada do Mundial do ano passado e de todas as outras que participou até o fim de julho deste ano.

Justificativa

A reportagem do Olimpíada Todo Dia conseguiu contato com o advogado Marcelo Franklin, que defendeu Camilla Gomes no caso, que explicou o porque a suspensão da atleta se deu desta maneira.

“A Camilla entrou em contato com a FIG para solicitar uma liberação para um tratamento médico que continha uma substância proibida. Antes dela ter a autorização, a ginasta inciou o tratamento. Do momento em que ela começou a se tratar até ela conseguir a permissão da federação internacional, se passaram 37 dias e ela foi testada nesse período”.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

“A suspensão foi mais curta (de 37 dias) porque a FIG entendeu que o erro dela foi ter iniciado o tratamento sem ter a autorização. O período de nove meses (de novembro a julho) foi o tempo que durou o tratamento e, para que a Camilla Gomes não tivesse vantagem nenhuma, os resultados do período foram desconsiderados”, finalizou o advogado especialista em casos de doping.

Em 2018, Camilla Gomes conquistou o melhor resultado do país em campeonatos mundiais de ginástica de trampolim Na competição individual, que é a olímpica, ela se classificou para a final e encerrou a participação com o 14º lugar.

Suspensão sem grande impacto

Por conta da pandemia do coronavírus, Camilla Gomes não sofreu tanto por conta do período em que esteve suspensa. A brasileira busca vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio através do ranking internacional e vai perder o pior resultado até agora no ciclo, que engloba competições entre 2018 e 2021. É o 29º lugar na etapa da Copa do Mundo em Baku. 

+ Acostumada a fazer história, Alice Gomes quer o título mundial

Atualmente, sem contar as atletas que já tem vaga garantida em Tóquio, Camilla Gomes é a 24º colocada no ranking. Ela terá que usar as etapas da Copa do Mundo de ginástica de trampolim até os Jogos Olímpicos para melhorar sua classificação.

Mais em Ginástica de Trampolim