Siga o OTD

Ginástica de Trampolim

Mesmo à distância, Camilla Lopes Gomes e Elisabete seguem unidas

Mais de 7 mil quilômetros separam a ginasta Camilla Lopes Gomes de sua mãe, Elisabete. Mesmo assim, as duas seguem unidas e sempre tem reencontros especiais

Camilla Lopes Gomes e Elisabete Lopes- Amor a 700km
Camilla Lopes Gomes e a mãe, Elisabete, em New Jersey em 2017. Próximo data de reencontro é incerta (Instagram/betelopes00)

Ser mãe de atleta não é uma tarefa nada fácil. Ser mãe de atleta que vive a mais de sete mil quilômetros de distância, torcendo pela filha através da internet e tendo que se contentar em vê-la no máximo duas vezes por ano, então, torna-se algo mais complicado ainda. É por isso que Elisabete Lopes, mãe da atleta da ginástica de trampolim Camilla Lopes Gomes, vem passando nos últimos seis anos. Isso começou desde que a filha se mudou para morar e treinar em Nova Jersey, nos Estados Unidos.

+Médica, mãe de Cargin planeja almoço sem contato domingo

“Ela já tinha ficado fora em Portugal algumas vezes. Mas quando ela foi para os Estados Unidos, foi definitivo. Aí foi aquele susto. Confesso que fiquei mal, fiquei doente… Mas ao mesmo tempo, feliz por ela estar conquistando o mundo que ela sempre quis,” contou Elisabete em entrevista ao Olimpíada Todo Dia.

+Mãe e treinadora, Cida Lisboa alterna papéis em prol do esporte

A mudança não foi nada fácil para quem esteve sempre ao lado da filha em todos os momentos da vida e da carreira como ginasta. O início de Camilla no esporte, aliás, só aconteceu por conta de Elisabete. Trabalhando com seu ex-marido e pai de Camilla à época, a hoje representante farmacêutica teve que se virar para achar um esporte para a filha praticar.

Mãe de Camilla Lopes Gomes, da ginástica de trampolim, Elisabete sofre com os mais de 7000 km de distância que separam o Rio de Janeiro de New Jersey (EUA)
Elisabete e Camilla nos anos 1990 (arquivo pessoal)

“Eu fazia academia. E ela queria fazer academia comigo com apenas sete anos de idade! E aí eu fui correndo atrás de lugares que a incentivasse a fazer qualquer outra coisa. Fui ao Tijuca Tênis Clube e descobri que tinha ginástica de trampolim. E aí ela se destacou e começou.” relembra Elisabete.

Camila Lopes Gomes no início da carreira na ginástica de trampolim. (arquivo/pessoal)
Camilla Lopes Gomes no início da carreira na ginástica de trampolim. (arquivo/pessoal)

Reencontro especial nos EUA

Mesmo morrendo de saudades por ter a filha a muitos quilômetros do Rio de Janeiro, Elisabete conta que se segurou bem no início, antes de se acostumar a situação de vez. A filha, por sinal, voltou ao Brasil antes da mãe visita-la nos Estados Unidos.

“Ela foi para lá em março de 2014. E aí a gente se viu em 2015. Ela veio ao Brasil. O sentimento do reencontro foi maravilhoso. É uma saudade muito gostosa.

Desde então, Elisabete e Camilla Gomes se reencontram ao menos duas vezes por ano, quando uma das duas está em férias. A primeira ida de Elisabete aos Estados Unidos para rever a filha ocorreu por um motivo muito especial: o casamento de Camilla.

Ver essa foto no Instagram

My forever 💕 #wedidit #married

Uma publicação compartilhada por Camilla (Gomes) Gluckstein (@lopescamilla) em

“Eu nunca pensei que na primeira vez que eu fosse aos Estados Unidos para vê-la casando Foi assim, um susto [risos]. Mas foi muito legal,” comenta Elisabete.

A carioca contou que não teve ciúmes da filha e aprovou o americano Steven Gluckstein, ginasta de trampolim como Camilla, como genro. “Antes do casamento dela, eu só o conhecia por vídeo né? Algumas conversas. E aí eu fui lá e conheci a família toda. Ele é um ótimo genro. Um bom americano [risos]

Mãe de Camilla Lopes Gomes, da ginástica de trampolim, Elisabete sofre com os mais de 7000 km de distância que separam o Rio de Janeiro de New Jersey, nos Estados Unidos
Elisabete no casamento de Camilla Lopes Gomes nos Estados Unidos (Instagram/betelopes00)

Próximo reencontro terá sabor diferente

A tecnologia é uma grande aliada na grande distância que separa Camilla de Elisabete. As duas se falam quase que diariamente por mensagens e ao menos uma vez por semana. O dia das mães desse domingo (10), inclusive, será mais agradável para a simpática e extrovertida carioca por conta das vídeo-chamadas.

Ver essa foto no Instagram

❤❤❤

Uma publicação compartilhada por Elisabete Lopes (@betelopes00) em

Aplicativos e redes sociais ajudam, mas obviamente não resolvem o problema da saudade, ainda maior nesses tempos de pandemia. Elisabete não poderá rever Camilla tão cedo devido ao coronavírus. A carioca entretanto, tem a certeza de que, o próximo encontro, seja ele quando for, será ainda mais especial.

“Vai ser um reencontro com outro sabor, sem dúvidas. Acho que hoje, a maioria das pessoas estão dando valores maiores a coisas que a gente já dava ou não. Acho que o mundo nascerá de novo depois de tudo que a gente está passando,” finalizou.

Mais em Ginástica de Trampolim