Barbara Domingos, fez história mais uma vez neste sábado (14), ao conquistar seu 11º título de campeã brasileira no individual geral da ginástica rítmica. Primeira brasileira a disputar uma final olímpica no individual geral em Paris 2024, a ginasta comentou sobre a emoção de vencer na Arena Carioca, no Rio de Janeiro, que também receberá, em agosto, o primeiro Campeonato Mundial da modalidade no país.
“Dentro da minha carreira, esse é o meu décimo primeiro título de campeã brasileira, então ele tem um peso muito grande. Acho que este ano ele tem um gostinho diferente, porque fazia dois anos que eu não competia o Brasileiro por conta da priorização de outras competições. Estar aqui na Arena, onde vai ser o Campeonato Mundial, conquistando esse décimo primeiro título logo após a Olimpíada, é algo surreal. A gente já consegue sentir o clima de como vai ser o Mundial”, disse Babi Domingos ao Olímpiada Todo Dia (OTD).
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Em evolução para o Mundial
Pela primeira vez na história, o Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica será realizado no Brasil e também na América do Sul, marcando um momento histórico para a modalidade. O evento reforça o crescimento da ginástica rítmica no país e consolida o Brasil como protagonista no cenário esportivo internacional.
“Durante esse período até o Campeonato Mundial deste ano, estou buscando evoluir minhas coreografias a cada dia. Acredito que tem sido um processo positivo. Mesmo que, às vezes, uma ou outra apresentação não saia como a gente gostaria, como foi o caso da fita hoje, com a qual fiquei um pouco insatisfeita, vejo que há uma evolução constante. Erros acontecem, nós atletas estamos sujeitos a isso, mas é a resiliência que faz a diferença lá na frente”, avaliou Bárbara.
“Como eu comentei, cometi um erro na fita. Estamos trabalhando para corrigir isso e chegar da melhor forma possível ao Mundial, sem erros, porque só assim a gente consegue alcançar uma final mundial. Acredito que estou no caminho certo, em processo de evolução, mas ainda há bastante coisa para ajustar.”
“É meu sonho”
Além de conquistar a vaga para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, no Campeoanto Mundial de 2023, Babi Domingos também fez história ao conquistar uma final no individual do aparelho maças
Além de garantir a vaga para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 no Campeonato Mundial de 2023, Babi Domingos também fez história ao se classificar para a final no individual com as maças. Agora, sonha em conquistar uma medalha em casa.
“Eu já fui finalista mundial, mas acredito que conquistar uma medalha também é um sonho que carregamos com muita força. E por que não, né? Sonhar e trabalhar para realizar. Estamos nos dedicando muito, com os pés no chão, conscientes das nossas realidades e limitações, mas com muito empenho para alcançar esse objetivo, realizar mais um sonho e escrever mais uma página na história do Brasil”, disse a ginasta ao Olímpiada Todo Dia (OTD).
Classificação Geral
Além do primeiro lugar de Barbara Domingos, do clube Agir-PR, que somou 113.450 pontos, Geovanna Santos, do Incesp, ficou com o vice-campeonato com 105.350, e Ana Luisa Neiva, da Escola de Campeãs, fechou o pódio com 104.200.