Siga o OTD

Ginástica Artística

Brasil aposta na experiência no Mundial de Ginástica

Seleção masculina já está realizando a aclimatação em Doha e a seleção feminina embarcou nesta terça-feira para a cidade. O Mundial começa no final deste mês

Divulgação/CBG

Com seleções formadas por ginastas experientes, a delegação brasileira entrou na reta final da preparação para o Campeonato Mundial de Ginástica Artística, que será realizado em Doha, no Catar, a partir do próximo dia 25 de outubro a 3 de novembro.

A equipe masculina já está em Doha para a aclimatação. Já as mulheres embarcaram nesta terça-feira. O evento é o primeiro passo dos atletas rumo aos Jogos Olímpicos de Tóquio.

“As escolhas dos ginastas foram feitas pelas comissões técnicas objetivando a escolha dos melhores times para representar o Brasil nas disputas por equipes”, afirmou Henrique Motta, chefe de delegação e coordenador geral da Confederação Brasileira de Ginástica.

“É fundamental que o Brasil termine entre os 24 primeiros países do mundo para que possamos participar com equipe completa no Mundial de 2019, quando serão definidas a maior parte das vagas para a Olimpíada”, completou.

Dos 12 atletas convocados, dez já disputaram finais de provas individuais em Mundiais ou Jogos Olímpicos. Entre eles estão Arthur Zanetti, dono de um ouro e uma prata nas argolas em Olimpíadas, e Arthur Nory, medalhista de bronze no solo na Rio-2016. Os dois haviam sido poupados do Campeonato Pan-Americano, em setembro, para se apresentarem na melhor forma possível em Doha para a principal competição da temporada.

Eles irão se apresentar ao lado de Caio Souza, Francisco Barretto, Lucas Bitencourt e do novato Leonardo de Souza. Luís Porto sofreu lesão no tendão do ombro esquerdo e não vai a Doha.

O time feminino terá Anna Júlia Reis, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira, Rebeca Andrade e Thaís Fidélis. Daniele Hypolito sofreu lesão muscular na panturrilha, e não disputará a competição.

A equipe tem medalhistas em Mundiais. Jade já conquistou duas medalhas nesse evento: bronze no individual geral em Stutgart-2007 e no salto em Roterdã 2010.

Veja os convocados:

GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA
Anna Júlia Reis – CEGIN
Flávia Saraiva – CRF
Jade Barbosa – CRF
Lorrane Oliveira – CRF
Rebeca Andrade – CRF
Thaís Fidélis – CEGIN

GINÁSTICA ARTÍSTICA MASCULINA
Arthur Nory – ECP
Arthur Zanetti – SERC
Caio Souza – SBC
Francisco Barretto – ECP
Lucas Bitencourt – MTC
Leonardo de Souza – MTC

Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de "O caminho suave". Outras produções fílmicas: "EstatiCidade", "Marcelo Rezende - contador de histórias", "Sala de estar", "Azul" e "A entrevista". Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em Ginástica Artística