Siga o OTD

Ginástica Artística

Thais Fidélis é uma das estrelas no Brasileiro de Especialistas

Osvaldo F./Contrapé

Além de Thais Fidélis, o CEGIN conta com as ginastas Anna Julia, Carolyne Pedro e as juvenis Ana Luiza e Julia Soares para o Brasileiro de Especialistas de Ginástica Artística

O Campeonato Brasileiro de Especialistas de Ginástica Artística será o desafio do Centro de Excelência de Ginástica do Paraná – CEGIN -, a partir desta sexta-feira e até domingo (dias 17, 18 e 19/8/2018), na Arena Santos, na cidade de Santos, litoral paulista, e Thais Fidélis quer levar o CEGIN para o pódio da competição.

O CEGIN faz duas disputas em um único evento. O Brasileiro de Especialistas, por aparelhos, tem treino de pódio na sexta-feira (17/8) e qualificatória no sábado (18/8), dia também da disputa do título brasileiro por equipes. No domingo (19/8) saem as medalhas por aparelhos (a nota será uma média da apresentação dos dois dias). Estão inscritas pelo CEGIN Thais Fidélis dos Santos, Ana Luiza Lima, Anna Júlia Reis, Beatriz Lima, Carolyne Pedro, Júlia Soares e Fabiane Brito.

“Temos a Thaís Fidelis, que vai fazer todos os aparelhos, com as séries de trave, solo e paralelas bem estabilizadas. A Ana Luiza está voltando de cirurgia, mas também tem trabalhado bem. A Anna Julia pode brigar na trave e no solo também, assim como Júlia Soares, que vem se apresentando bem, com resultados na trave e no solo”, avaliou a treinadora chefe do CEGIN Irina Ilyashenko, ucraniana de Dnipro, que vive há 20 anos no Brasil, está naturalizada e na seleção brasileira. O CEGIN, que tem um trabalho tradicional de formação na ginástica artística feminina, em Curitiba, no Paraná, tem conseguido colocar a maioria das ginastas da seleção nas principais competições do Brasil este ano.

Thais Fidelis é bem objetiva quando fala de suas metas. “No Brasileiro de Especialistas é tentar estar entre as três melhores nos aparelhos. E na decisão por equipes lutar pelo primeiro lugar. Ainda dá para brigar com o Flamengo”, disse Thais, de 17 anos, 4ª colocada no solo no Mundial de Montreal/2017. Thais nasceu em Ribeirão Preto (SP) em 23 de julho de 2001 – começou a treinar na Cava do Bosque, aos 5 anos. Mudou-se para Barueri em 2011, onde passou a trabalhar com o técnico Roger Medina. Chegou em Curitiba e no CEGIN em 2015. Seu ídolo é Daiane dos Santos.

Na decisão por clubes (adiada do mês de julho por causa de falha na iluminação do ginásio Adib Moyses Dib, em São Bernardo do Campo), o CEGIN ocupa a vice-liderança. Os quatro clubes classificados para a final são: 1 – Flamengo, 161.800; 2 – CEGIN, 159.050; 3 – ADC São Bernardo do Campo, 155.450; e 4 – Grêmio Náutico União, 133.450. Cada equipe terá as ginastas com as três melhores notas em cada aparelho.

O time que disputou a primeira etapa e está qualificado para a decisão tem Thais Fidélis dos Santos, Carolyne Pedro, Luiza Trautwein Domingues, Anna Julia Reis, Beatriz Lima e Julia Soares. “Ainda temos a mesma expectativa de julho, de disputar o título por equipes com o Flamengo. Tudo é possível, vamos lutar”, afirmou a técnica Irina Ilyashenko sobre a disputa por equipes.

BRASILEIRO DE ESPECIALISTAS

Ginástica Feminina (GAF)

Quinta-feira (16/8) – Treinamento

9 horas – 11h30 – Treino escalonado (GAF)

15 horas – 18 horas – Treino livre (GAF)

Sexta-Feira (17/8) – Treinamento de pódio

9h30 – 12 horas – Treino de pódio (GAF)

16h30 – 18 horas – Treino livre (GAF)

Sábado (18/8) – Final por Equipes/ Classificatória/ Final Individual Geral 2ª etapa*

8h40 – 9h30 – Aquecimento nos aparelhos (GAF)

9h30 – 11h55 – Competição (GAF)

13 horas – Premiação por Equipes, Individual Geral 2ª Etapa e Individual Geral 2018 (GAF)

*Realização da final por equipes do Campeonato Brasileiro Adulto, adiada de 23/7

Domingo (19/8) – Finais por aparelhos

8h50 – 9h20 – Aquecimento (GAF)

9h20 – 10h20 – Aquecimento livre nos aparelhos (GAF)

10h25 – 12h05 – Final por Aparelhos (GAF)

12h45 – Premiação por aparelhos

Mais em Ginástica Artística