Siga o OTD

Jogos Sul-Americanos

Disputa por equipes do Sul-Americano começa neste domingo

Equipe formada por  Arthur Zanetti, Caio Souza, Francisco Barretto Júnior, Leonardo Souza, Luís Porto e Péricles da Silva, no masculino, estreia neste domingo nos Jogos Sul-Americanos 

Neste domingo (27), a ginástica artística do Brasil entra em cena em uma das principais competições do ano: os Jogos Sul-Americanos de Cochabamba, na Bolívia. O campeonato chega primeiro para a Seleção Masculina, que faz a disputa do all around e por equipe, a partir das 14h30 (horário de Brasília), já que faz parte da segunda subdivisão. O dia também será reservado para a classificação por aparelhos.

Depois de um longo período de preparação, concentrados no Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro (RJ), Arthur Zanetti, Caio Souza, Francisco Barretto Júnior, Leonardo Souza, Luís Porto e Péricles da Silva, estão prontos para encarar adversários que vem ganhando espaço no continente. Os atletas estão em solo boliviano desde terça-feira para aclimatação e treinamentos.

“Nossos principais oponentes no masculino são a Colômbia e depois a Argentina. No feminino a ordem se inverte. A Argentina se apresenta como principal adversário e depois a Colômbia”, frisou o coordenador de ginástica artística da Confederação Brasileira de Ginástica e também chefe de delegação, Marcos Goto.

Na primeira rotação o Brasil compete no solo, depois parte para o cavalo com alças, argolas, salto, paralelas e barra fixa.

O campeão olímpico e mundial Arthur Zanetti ressalta que a competição faz parte dos objetivos do Brasil este ano. “Este campeonato é importante, pois servirá também como preparação para o Mundial. Estamos com uma equipe forte e bem preparada. Nossos principais adversários são a Colômbia e a Argentina, tanto no individual quanto por equipe”, reiterou o atleta.

A Seleção Feminina, composta por Anna Júlia Reis, Carolyne Pedro, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Luiza Domingues e Thaís Fidelis inicia a disputa na segunda-feira (28). As atletas fazem parte da primeira subdivisão, com início às 15h30, e também no primeiro dia terão a definição das medalhas no all around e por equipe, além da classificação por aparelhos.

Programação
*Horário de Brasília

Domingo (27)
9h30 – GAM – Classificatórias por aparelhos, competição all around e por equipe subdivisão 1
14h30 – GAM – Classificatórias por aparelhos, competição all around e por equipe subdivisão 2
20h30 – GAM – Premiação All around e por equipe

Segunda-feira (28)
15h30 – GAF – Classificatórias por aparelhos, competição all around e por equipe subdivisão 1
18h – GAF – Classificatórias por aparelhos, competição all around e por equipe subdivisão 2
20h30 – Premiação All around e por equipe

Terça-feira (29)
Finais por aparelhos
16h – GAM – solo, cavalo com alças e argolas
16 – GAF – salto e barras assimétricas
19h – Premiação por aparelhos

Quarta-feira (30)
Finais por aparelhos
16h – GAM – salto, paralelas e barra fixa
16h – GAF – trave e solo
19h – Premiação por aparelhos

Mais em Jogos Sul-Americanos