Siga o OTD

Ginástica Artística

Caio Souza fatura mais três pódios na Copa do Mundo de Osijek

Caio Souza conquista pratas nas argolas e no salto e bronze na barra fixa e encerra Copa do Mundo de Osijek com quatro pódios

Caio Souza na barra fixa da Copa do Mundo de ginásitca artística em Osijek
Caio Souza fez dobradinha com Lucas Bitencourt na barra fixa (Foto: Arquivo/Gaspar Nóbrega/COB)

O Brasil conquistou mais quatro medalhas na etapa de Osijek da Copa do Mundo de ginástica artística neste domingo (12). Caio Souza voltou a ser o destaque, faturando pratas no salto sobre a mesa e nas argolas e um bronze na barra fixa. Lucas Bitencourt ainda fez uma dobradinha com o compatriota, ganhando a prata na barra. Assim, o país encerrou a competição com cinco pódios, sendo quatro de Caio.

+ Bia Haddad é campeã do WTA 250 de Nottingham

Numa atuação magnífica em Osijek, Caio Souza tornou-se o primeiro brasileiro a ter medalhas em Copas do Mundo de ginástica artística em todos os aparelhos. Ele ainda não havia ido ao pódio em eventos do circuito nas argolas e no cavalo com alças, mas conseguiu medalhar em todas essas provas na competição croata.

No salto sobre a mesa, Caio Souza garantiu a prata ao marcar 14.600 no primeiro salto e 14.633 no segundo, tendo média de 14.616. O campeão foi o ucraniano Igor Radivilov, com média de 14.866, enquanto o bronze foi para o turco Adem Asil, com 14.483. Vale destacar que Caio foi finalista olímpico em Tóquio-2020 nesta prova.

Já nas argolas, Caio ficou em segundo lugar com 14.733 (8.533 de execução e 6.2 de dificuldade), atrás somente do turco Adem Asil, que levou o ouro com 14.900. O azeri Nikita Simonov ficou com o bronze, marcando 14.633.

A dobradinha brasileira veio na barra fixa, com Lucas Bitencourt e Caio Souza marcando 14.266. Como a nota de execução de Bisteca foi maior (8.566 contra 7.966), ele ficou com a frente de Caio e ficou com a prata, deixando o compatriota com o bronze. O croata Tin Srbic, campeão mundial em 2017 e vice-campeão olímpico no aparelho, foi o vencedor, com 14.300.

Campanha em Osijek

Caio já havia sido medalhista de bronze no cavalo com alças no sábado. Numa prova que não é sua especialidade, ele acertou a série e contou com quedas de alguns dos favoritos para ir ao pódio. O brasileiro, aliás, fez uma competição muito boa, tendo chegado na final de todos os aparelhos que disputou (só não participou do solo).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Assim, encerradas as disputas da etapa de Osijek da Copa do Mundo de ginástica artística, o Brasil termina sua participação com cinco medalhas: três pratas e dois bronzes, das quais duas pratas e dois bronzes foram obtidos por Caio.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Ginástica Artística