Siga o OTD

Ginástica Artística

Dia dos Pais: A dupla missão do ginasta Chico Barretto Jr

Foto Thalita Castanha

No dia dos pais, o Francisco Barretto conta como faz para dividir o tempo entre os longos treinos e os cuidados com o filho de seis meses, que tem o mesmo nome do atleta

Finalista na Olimpíada do Rio 2016, medalha de ouro por equipes no Pan de Guadalajara em 2011 e prata em Toronto 2015, o ginasta Chico Barretto Jr, natural de Ribeirão Preto, tem 27 anos e em 2017 comemora pela primeira vez o dia dos pais com o filho Francisco, que atualmente tem seis meses. Assista ao vídeo!

“Eu acho que é tudo, ser pai é tudo. Acho que todo homem tem que passar por isso, como toda mulher também tem que ser mãe. Eu acho uma coisa que… É a mesma coisa que a Olimpíada, se pudesse todo ginasta, todo atleta, tinha que disputar uma Olimpíada, pra sentir o que é essa emoção. E ser pai para sentir o que é essa emoção”, revela o atleta em entrevista exclusiva ao Olimpíada Todo Dia.

E a história da família está diretamente ligada aos Jogos Olímpicos. Chico ficou sabendo que seria pai depois de ter sido aprovado no teste para representar o Brasil. Depois de sua participação e a classificação para a final, o ginasta revelou ao vivo em rede nacional a notícia que apenas a família sabia.

“Até então ninguém sabia, já estava com três meses. Eu fiquei sabendo eu estava no Rio e ela em São Paulo. A gente estava concentrado no Rio e ainda o processo seletivo. Aí depois da última avaliação que a gente fez, ela fez o teste e tal uns dois dias antes, esperou eu terminar a avaliação, a última avaliação, e depois me contou. Foi assim uma emoção na hora, o repórter falando comigo. Eu falei: ah, pera aí que eu já vou falar uma coisa. Ele: o que? Falei: eu vou ser pai. Foi engraçado, mas eu não programei nada. Eu deixei a emoção falar, o momento”, contou Chico.

Foto: Reprodução Instagram

A partir daí Chico começaria sua dupla missão. Além de atleta, ser pai! A esposa acredita que a ficha dele só caiu quando pegou o pequeno no colo, após o parto, do qual o ginasta conta empolgado que teve a oportunidade de acompanhar inteiro.

“Aí deu a anestesia, chamou: pode entrar. Na hora que eu entrei, na hora que eu coloquei o pé aí começou. Ah, uma emoção também nossa. Você não sabe… Eu filmando, eu não sabia se chorava, se gritava, se comemorava, se filmava,” Chico Barretto.

Foto: Reprodução Instagram

A rotina de atleta é pesada. Chico Barretto treina duas vezes por dia e seis vezes na semana. No último dia 06 de agosto competiu o Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística pelo seu clube, o Pinheiros. Além disso, chega em casa e ainda tem suas obrigações domésticas junto a família, por vezes um aspirador de pó, uma louça ou roupas para passar.

“A gente se organizar para eu poder treinar, para ela poder trabalhar, pra ela poder descansar, pra eu poder descansar também. Eu acho que você acaba valorizando muito mais. Acaba entendendo mais, acaba, vixe, a parte de valorização é pior,” fala Chico Barretto. “Foi tudo muito rápido. Eu vim pra São Paulo com 13 anos e até hoje o pessoal de Ribeirão Preto me chama de Chiquinho. Eu saí muito pequeno, para hoje você é pai. Você é pai, você é casado, você é formado… Tudo em 15 anos assim. Então é uma transformação bem legal, porém mais séria, mais desgastante… Mas muito mais feliz”, completa.

Teste drive pro papai de primeira viagem

Foto: Thalita Castanha

Chico Barretto não divide apenas as tarefas domésticas, mas com o pequeno Francisco também procura ser um pai presente. Em sua rede social posta foto brincando com o neném e deixa claro que troca fralda, dá banho, brinca, canta, dança, joga para cima e para baixo. Claro que como pai de primeira viagem a aventura da primeira fralda guardou recordações engraçadas na família.

“Ah, a primeira fralda que o papai foi trocar, né? Que ele fez um xixi quando ele estava sem fralda já e aí quando ele estava colocando a fralda ainda fez um cocozinho só para ajudar o papai, que estava todo nervoso tentando trocar a primeira fralda do nenê,” contou a esposa. “Eu troco ele, está bonitinho já passei toda a pomada e tal, vou colocar  a fralda novinha, ele vai lá e faz xixi de novo. Eu falo: meu, porque você faz isso comigo?”, completa Chico.

A história do casal

Foto: Thalita Castanha

Francisco Barretto Júnior e Carol Baptista Barretto se conheceram em um evento em Florianópolis. Se reencontraram graças a busca da bailarina pela antiga rede social Orkut. Namoraram por dois anos, noivaram por mais dois e estão prestes a fazer três anos de casados. O relacionamento amadureceu, deu frutos e já teve que enfrentar a ponte aérea Rio-São Paulo por algum tempo quando a bailarina de 30 anos atuava no programa Domingão do Faustão, no qual é coreógrafa assistente hoje. Carol realizou o sonho de casar na igreja, ser mãe e é só elogios ao marido.

“Nossa, ele tem sido maravilhoso. Ele cuida super bem, tem o maior zelo e ele está amando também ser pai. Acho que isso é o que faz toda a diferença, quando a pessoa sabe que aquilo é fruto de um amor e curte mesmo, né? Bastante”, conclui Carol.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Ginástica Artística