Siga o OTD

Tóquio 2020

Presidente da FIG anuncia que concorrerá à reeleição

Morinari Watanabe confirmou que buscará mais um mandato à frente da entidade da ginástica

Morinari Watanabe, Presidente da Federação Internacional de Ginástica
Morinari Watanabe irá se candidatar para a reeleição (Divulgação/FIG)

Neste domingo (24), o atual presidente da FIG (Federação Internacional de Ginástica), Morinari Watanabe confirmou que disputará a reeleição na tentativa de se manter no comando da entidade por mais um mandato de quatro anos.

Em entrevista concedida ao site “Insidethegames”, o cartola japonês confirmou que se inscreveu para a reeleição dentro do prazo limite previsto para o dia 20 de maio.

“Fiz 14 promessas quando entrei e conseguimos cumpri-las em três anos. No processo de resolução dessas promessas, senti a solidariedade da família da ginástica ao redor do mundo. Minha caminhada no esporte irá encerrar quando sentir que a ginástica não precise mais de mim”, declarou Watanabe.

Data indefinida da eleição

Ainda não está definido quem serão os concorrentes de Watanabe na disputa pela presidência da entidade. Inicialmente, a eleição está prevista para acontecer entre os dias 23 e 25 de outubro, no congresso de Antália, na Turquia. No entanto, por conta da pandemia do coronavírus, o evento segue uma incógnita, assim como o processo seletivo.

+ A 14 meses dos Jogos, viabilidade de Tóquio ainda é dúvida

A expectativa é de que uma definição sobre a realização ou não do Congresso, e consequentemente da eleição do futuro presidente da Federação Internacional de Ginástica, está prevista para acontecer até a metade do mês de junho.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Caso o evento não possa acontecer, a FIG já trabalha com a possibilidade de manter Watanabe por ao menos mais um ano e adiar as eleições. Outra alternativa cogitada é a realização das eleições de maneira remota pela internet.

Morinari Watanabe assumiu a presidencia da Federação de Ginástica em janeiro de 2017. Ele substituiu o italiano Bruno Grandi, que esteve a frente da entidade por 20 anos. Além da presidência da FIG, o mandatário se tornou membro do COI em 2018 e passou a fazer parte do conselho executivo para Tóquio 2020.

Mais em Tóquio 2020