Siga o OTD

Tóquio 2020

Coronavírus faz FIG cancelar etapa de Baku da Copa do Mundo

Ginastas do Brasil tinham obtido mais quatro vagas nas finais que seriam realizadas neste final de semana em Baku

Rebeca Andrade
Rebeca Andrade estava classificada para a final da trave em Baku (Foto: Ministério do Esporte)

Em razão da crise da pandemia do coronavirus, o governo do Azerbaijão adotou medidas para evitar concentrações de massa em seu território a partir deste sábado (14). Por esse motivo, a Federação Internacional de Ginástica (FIG) anunciou na tarde desta sexta-feira (13) que as finais da etapa de Baku da Copa do Mundo de ginástica artística por aparelhos estão canceladas.

A competição era muito importante na classificação dos ginastas no ranking olímpico para as competições por aparelho, visando a Olimpíada de Tóquio-2020.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Nesta sexta-feira, os representantes da ginástica artística brasileira haviam garantido presença em mais quatro finais. Thaís Fidélis ficou entre as oito melhores no solo e na trave, enquanto Rebeca Andrade também se classificou para a final deste aparelho, com a segunda melhor nota. No masculino, Francisco Barretto também avançou, ao obter a sétima posição na barra fixa.

Francisco Porath, treinador da seleção brasileira feminina, ficou satisfeito com o desempenho das ginastas em Baku. “Nossos objetivos principais foram alcançados, com as duas atletas avançando às finais. Rebeca conseguiu sentir o clima da competição e ter o primeiro contato com a arbitragem. Pudemos ver pontos importantes para melhorarmos”.

+ Veja mais notícias sobre o coronavírus

Marcos Goto, treinador-chefe da seleção masculina, salientou a importância de se ganhar ritmo de competição. “O mais importante numa competição é se apresentar bem e ir à final. Prosseguimos com o grupo em preparação, buscando ritmo de competição. Os dois atletas cumpriram as metas estabelecidas para este período do ano”, explicou.

Mais em Tóquio 2020