Siga o OTD

Ginástica Artística

Rebeca, Thais Fidélis e Chico Barreto vão a finais em Baku

Rebeca Andrade avançou na trave, assim como Fidélis, que também se classificou no solo. Chico faz final na barra fixa

Rebeca Andrade
Ministério do Esporte

O segundo dia de competições da etapa de Baku (Azerbaijão) da Copa do Mundo de ginástica artística por aparelhos foi de saldo positivo para os brasileiros: em cinco provas disputadas, quatro classificações para as finais. Nesta sexta-feira (13), Rebeca Andrade avançou na trave, assim como Thais Fidélis, que ainda se classificou no solo. E Chico Barreto se garantiu entre os oito melhor na barra fixa, mas foi eliminado no cavalo com alças.

O destaque do dia foi Rebeca. A brasileira terminou a prova na segunda colocação geral, com nota final de 13.800, atrás apenas da japonesa Urara Ashikawa, que somou 13.850. No mesmo aparelho, Thais Fidelis ficou na sétima colocação, com 12.900 e também avançou.

Assim, Rebeca, após nove meses de afastamento para recuperação de uma cirurgia no joelho, vai disputar duas finais em Baku, já que também havia se classificado nas assimétricas na quinta-feira (12).

Fidelis, por sua vez, também vai para duas finais. Depois de não avançar nas assimétricas e de garantir a vaga na trave, ela também se classificou no solo, ao somar 12.766 e ficar na quinta posição. A italiana Lara Mori foi a líder, 13.266.

Foto: Alexandre Loureiro/COB

No masculino, Chico Barreto foi o único representante brasileiro nesta sexta-feira. Ele não teve um bom desempenho no seu, geralmente, melhor aparelho, o cavalo com alças. Terminou na 12ª colocação, com 13.600. O primeiro colocado foi o chinês Hao Weng, com 15.433.

Na barra fixa, porém, Chico melhorou e conseguiu a sétima colocação geral, somando 13.600, se garantindo na final. Assim, ele se junta a Arthur Zanetti, que fará a final nas argolas.

Flávia Saraiva também foi a Baku com a seleção, mas durante o treino da quarta-feira (11), ela sentiu um incômodo na musculatura da região posterior da coxa, o que levou à decisão de poupá-la da competição. Flavinha já está classificada para os Jogos Olímpicos de Tóquio e a etapa do Azerbaijão fazia parte do calendário de preparação da ginasta, que competiria apenas na trave.

Coronavírus

A Federação Internacional de Ginástica (FIG), anunciou o adiamento da etapa de Doha da Copa do Mundo por aparelhos, inicialmente prevista para o período de 18 a 21 de março, devido ao surto do coronavírus. As novas datas são 3 a 6 de junho deste ano e a delegação brasileira retornará ao Brasil após as finais da etapa de Baku.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Programação do evento:

12/03 – Competições classificatórias – Masculino: Solo, Cavalo com Alças e Argolas – Feminino: Salto e Paralelas 
13/03 – Competições classificatórias – Masculino: Salto, Paralelas e Barra-Fixa – Feminino – Trave de equilíbrio e Solo 
14/03 – Finais – Masculino: Solo, Cavalo com Alças e Argolas – Feminino: Salto e Paralelas 
15/03 – Finais – Masculino: Salto, Paralelas e Barra-Fixa – Feminino – Trave de equilíbrio e Solo

Mais em Ginástica Artística