Siga o OTD

Ginástica Artística

Comissão define ordem dos aparelhos na equipe masculina

A equipe masculina entrará em ação na sexta-feira (26), pela subdivisão 10, a partir das 14h (horário de Brasília)

Coronavírus nory racismo ginástica artística Ãngelo Assunção
Ricardo Bufolin/CBG

Um passo de cada vez. Esse é o lema das equipes brasileiras que irão disputar o Campeonato Mundial de Ginástica Artística de 2018, em Doha (Qatar), de 25 de outubro a 3 de novembro.

Embora conte com ginastas experientes, que já subiram ao pódio em Jogos Olímpicos e Mundiais, a comissão técnica pede foco total dos atletas em cada uma das provas e quer, antes de pensar em chances de medalhas, assegurar um bom número de vagas nas finais.

“A expectativa para 2018 para as equipes brasileiras é avançar ao maior número de finais possíveis, aumentando assim a possibilidade de resultados expressivos”, afirmou Henrique Motta, chefe de delegação e coordenador geral da ginástica artística masculina e feminina da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica).

A comissão técnica definiu nesta quarta-feira (24) a ordem dos aparelhos na equipe masculina.

Solo: Lucas Bitencourt, Arthur Nory, Arthur Zanetti e Caio Souza; cavalo com alças: Caio Souza, Lucas Bitencourt, Francisco Barreto e Arthur Nory; argolas: Lucas Bitencourt, Caio Souza, Arthur Zanetti e Francisco Barreto; salto: Arthur Nory, Lucas Bitencourt, Arthur Zanetti (dois saltos) e Caio Souza (dois saltos); paralela: Arthur Nory, Lucas Bitencourt, Francisco Barreto e Caio Souza; e barra fixa: Lucas Bitencourt, Arthur Nory, Caio Souza e Francisco Barreto

As seleções masculina e feminina fizeram aclimatação de mais de uma semana em Doha e mostraram muito progresso durante esse período.

Tanto no treino de pódio do masculino, na segunda-feira (22), quanto no feminino, nesta quarta (24), o desempenho dos ginastas nos mais diversos aparelhos foi aprovado.

“Os treinamentos de pódio das duas equipes foram muito bons e as nossas equipes estão preparadas para o Mundial”, disse Motta.

A equipe masculina entrará em ação na sexta-feira (26), pela subdivisão 10, a partir das 14h (horário de Brasília). Já o time feminino competirá no domingo (28), a partir das 7h30.

Além de chegar às disputas pelo pódio, outra meta dos brasileiros é terminar entre os 24 primeiros países do mundo para poder participar com equipes completas do Mundial de 2019, quando serão definidas a maior parte das vagas para a Olimpíada de Tóquio, em 2020.

Dos 12 atletas convocados para Doha, dez já disputaram finais de provas individuais em Mundiais ou Jogos Olímpicos. Entre eles estão Arthur Zanetti, dono de um ouro e uma prata nas argolas em Olimpíadas, e Arthur Nory, medalhista de bronze no solo na Rio-2016. Os dois haviam sido poupados do Campeonato Pan-Americano, em setembro.

“Os retornos de Zanetti e Nory fortalecem muito o grupo na disputa por equipes, visto que são ginastas medalhistas olímpicos”, disse Motta.

O time masculino é composto por Nory, Zanetti, Caio Souza, Francisco Barretto, Lucas Bitencourt e Leonardo de Souza.

Mais em Ginástica Artística