Siga o OTD

Futebol

Perto de marca histórica, Marta é arma do Rosengard para virar duelo com o Barça

Marta briga com Anja Mittag, atualmente na reserva do Wolfsburg, para ser a maior artilheira da história da Champions League de futebol feminino. A brasileira tem 46 gols contra 49 da alemã, mas para se aproximar do recorde é fundamental que seu time, o Rosengard, vire o confronto contra o Barcelona e se classifique para a semifinal da principal competição de clubes da Europa. No primeiro jogo, na Suécia, o time catalão venceu por 1 a 0 e joga pelo empate nesta quarta-feira em casa.

Eleita cinco vezes a melhor jogadora do mundo, Marta foi campeã da Champions na temporada 2003/2004, quando defendia o Umea, da Suécia, e foi vice em três ocasiões: 2006/2007 e 2007/2008 pelo Umea e em 2013/2014 pelo Tyresö FF.

São dois tabus em jogo, Marta não conquista a Europa há 13 anos e o Rosengard foi eliminado nas quartas-de-final em quatro das últimas cinco quartas-de-final. Ou seja, para voltar a ser campeã da Champions, a brasileira precisa, primeiro, ajuda seu time a finalmente chegar numa semifinal.

Do lado adversário, o Barcelona não poderá contar com a brasileira Andressa Alves, que machucou o tornozelo no primeiro jogo e ficará de fora dos gramados por cinco semanas.

Quem também precisa virar o confronto das quartas-de-final é o Paris Saint Germain, time de Cristiane e Formiga. A equipe perdeu o jogo de ida para o Bayern de Munique por 1 a 0 na Alemanha, mas espera repetir o que fez na primeira fase para chegar à semifinal.

Na oportunidade, o Paris Saint Germain perdeu para o LSK, da Noruega, por 3 a 1 na primeira partida, mas conseguiu a virada na capital francesa com uma vitória por 4 a 1 com três gols marcados por Cristiane. Nas oitavas-de-final, a classificação foi tranquila. Duas vitórias sobre o BIIK-Kazygurt, do Casaquistão, por 3 a 0 e 4 a 1 garantiram a vaga nas quartas-de-final.

O que pode ajudar o Paris Saint Germain na tarefa de chegar à semifinal são os desfalques do Bayern de Munique, que não contará com Simone Laudehr, Nora Holstad, Melanie Leupolz, Stefanie van der Gragt, Mana Iwabuchi, Anna Gerhardt, Viktoria Schnaderbeck e Sarah Romert.

Outro time que conta com brasileiras é o Fortuna Hjorring, da Dinamarca, time da lateral Tamires e da atacante Chu Santos. A primeira, no entanto, está suspensa e não enfrenta o Manchester City. A equipe inglesa é favorita para chegar à semifinal depois de ter vencido o primeiro jogo, fora de casa, por 1 a 0 com gol marcado por Carli Lloyd, eleita melhor jogadora do mundo em janeiro. O jogo entre as duas equipes acontece na quinta-feira.

Já o duelo entre Lyon e Wolfsburg é a reedição da final da Champions League da temporada passada e único confronto sem representantes brasileiras. O jogo de ida teve vitória do atual bicampeão da europa,  o Lyon, que liderados pela americana Alex Morgan conseguiram fazer uma ótima vantagem  de 2 a 0 e decidem em casa.

As alemãs do Wolfsburg tem o retrospecto a seu favor, o time sempre chegou pelo menos nas semifinais de todas as Champions League que disputou, sagrando-se campeã duas vezes, em 2012/2013 e 2013/2014. O time não terá as jogadoras Lena Goessling e de Zsanett Jakabfi, machucadas, e a atacante Tessa Wullaert suspensa da partida de volta.

 

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Futebol