Siga o OTD

Futebol

 

Brasil volta ao top-5 do ranking feminino da FIFA após 11 anos



Com vitórias sobre o Japão, Brasil ganha quatro posições e volta ao top-5 do ranking da FIFA no futebol feminino após 11 anos



Dudinha chuta a bola no amistoso entre Brasil e Japão. Seleção Feminina subiu no ranking da FIFA com vitória
(Foto: Livia Villas Boas/CBF)

Após duas vitórias sobre o Japão nas últimas semanas, a seleção feminina do Brasil ganhou quatro posições no ranking da FIFA. A equipe do país estava em oitavo lugar na lista, mas ganhou quatro colocações na atualização divulgada nesta quinta-feira (12) pela entidade que rege o futebol mundial. Com 26.92 pontos somados, o Brasil foi o país que mais ganhou pontos na última data FIFA.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Ranking da FIFA para o futebol feminino existe desde 2003. A melhor colocação do Brasil até hoje é o segundo lugar atingido em março de 2009. Com uma fase de instável da seleção feminina nos últimos anos, o Brasil saiu do top-5 na primeira atualização de 2014. Agora, após pouco mais de 11 anos, a seleção brasileira volta a figurar entre as cinco melhores do ranking da FIFA.

Os Estados Unidos lideram a lista com 2057.19 pontos. A Espanha vem em seguida com 2034.34. A Alemanha está em terceiro lugar com 2030.88. O Brasil tem 2004.31, enquanto a Inglaterra fecha o top-5 com 1999.78. Suécia, Japão, Canadá, Coreia do Norte e França completam a lista das 10 melhores seleções do futebol feminino.

Arthur Elias comemora evolução do Brasil no ranking da FIFA

O treinador Arthur Elias celebrou o crescimento da seleção feminina de futebol no ranking da FIFA. “É um sentimento de muito orgulho, felicidade, orgulho do trabalho das nossas jogadoras e de toda a comissão técnica. Há muitos anos o Brasil não figurava nessa posição. Isso reflete os resultados recentes e a evolução da nossa seleção, que vem quebrando tabus, reacendendo o orgulho do torcedor e fortalecendo nossa identidade. Para mim, foi até uma surpresa, esperava que íamos subir, mas não imaginava até onde. Essa quarta colocação aumenta nossa confiança, reforça a atmosfera positiva que estamos construindo em torno da equipe. Mas, claro, mantendo os pés no chão, sabemos que ainda há muito trabalho pela frente para alcançar nosso objetivo final”, afirmou.

Quando o técnico chegou à seleção brasileira após a Copa do Mundo de 2023, o Brasil estava em 11º lugar no ranking da FIFA. Aos poucos, a equipe foi ganhando posições. Primeiro, com a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Paris. Já neste ano, o Brasil subiu no ranking graças à vitória sobre os Estados Unidos em abril e os triunfos recentes contra o Japão.

“Vencer os Estados Unidos, fora de casa, um resultado inédito, e derrotar o Japão duas vezes demonstram que nossa seleção está mais sólida e consistente. Ainda temos melhorias a fazer, mas tudo indica que estamos no caminho certo. Desde o começo, a minha ideia sempre foi de que o Brasil pode jogar de igual para igual contra qualquer adversária, independente do contexto da partida”, destacou Arthur Elias.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Futebol