Dois jogos agitaram o domingo (23) pela temporada regular da NWSL 2025, a liga de futebol profissional feminino dos Estados Unidos. Seis brasileiras estiveram em ação, sendo cinco delas no confronto em que o Orlando Pride, de Marta, Rafaelle e Angelina, venceu, fora de casa, o NJ/NY Gothan, de Bruninha e Gabi Portilho. O time visitante ganhou no estádio Sports Illustrated, por 2 a 0, com o segundo gol anotado por Marta, de pênalti. Ludmila também esteve em campo pelo Chicago Red Stars, mas perdeu em casa para o Houston Dash, por 2 a 1.
- Fonseca é o 5º tenista do mundo mais procurado na Internet
- Confederação Brasileira de Lacrosse é formalizada
- Flamengo e Caxias do Sul no NBB: quando e onde assistir
- Calderano volta ao top-3 e Takahashi consegue melhor ranking
- Chumbinho, Alejo e Luana superam repescagem em Bells Beach
Atual campeão na liderança
Campeão da NWSL 2024, o Orlando Pride está na liderança da temporada regular da edição de 2025 após duas rodadas. Após estrear goleando em casa o Chicago Red Stars, por 6 a 0, a franquia da meia Marta visitou o NJ/NY Gothan com a camisa 10, a zagueira Rafaelle e a meio-campista Angelina como titulares. Do lado do time da casa, Gabi Portilho iniciou entre as 11 e a lateral direita Bruninha entrou em campo no segundo tempo.
O jogo começou e logo aos 2 minutos, a lateral esquerda estadunidense Lilly Reale tentou interceptar cruzamento do Orlando Pride e mandou contra o próprio gol: 1 a 0. Ainda na primeira etapa, mas já nos acréscimos, aos 47, a arbitragem assinalou pênalti para a equipe visitante e Marta foi para a cobrança. Com tranquilidade, a camisa 10 correu em direção à bola e deslocou a goleira alemã Ann-Katrin Berger com categoria. A Rainha finalizou rasteiro no canto esquerdo da rival, que saltou para o lado direito.
Marta, Rafaelle e Angelina foram substituídas antes do término do confronto, assim como Gabi Portilho pelo lado do NJ/NY Gothan. Bruninha, que entrou na segunda etapa, ficou em campo até o apito final. Após duas rodadas, o Orlando Pride está na primeira posição da NWSL com seis pontos, mesma pontuação do Kansas City Current, das brasileiras Lorena (goleira), Debinha e Bia Zaneratto (atacantes), que aparece na vice-liderança, Apenas esses dois times somaram todos os pontos possíveis.
O NJ/NY Gothan ainda não venceu na NWSL 2025. Na estreia, o time de Gabi Portilho empatou em 1 a 1, fora de casa, diante do Seattle Reign. Com apenas um ponto ganho, a franquia que também conta com Bruninha no elenco aparece na 13ª e penúltima posição.
Ludmila titular, mas derrotada
Escalada como titular pelo técnico Lorne Donaldson, Ludmilla presenciou de dentro do campo o Chicago Red Stars abrir o placar aos 17 da etapa inicial. A jovem atacante estadunidense Jameese Joseph, de 22 anos, foi lançada em velocidade pela direita, brigou pela bola, invadiu a área e bateu de direita para vencer a goleira Jane Campbell: 1 a 0. Três minutos depois, aos 20, aconteceu o empate. A zagueira Paige Nielsen aproveitou bate-rebate após cobrança de escanteio e mandou de canhota para o gol: 1 a 1.
A virada do Houston Dash aconteceu pelas mãos do técnico Fabrice Gautrat. Aos 17 do segundo tempo, o treinador substituiu a meio-campista canadense Sophie Schmidt e colocou em seu lugar a, igualmente, meia Maggie Graham, atleta dos Estados Unidos. No minuto seguinte, aos 18, a atacante estadunidense Delanie Sheehan, que também saiu do banco de reservas, recebeu dentro da área pela direita e cruzou para Maggie Graham bater de primeira de pé direito e balançar a rede: 2 a 1.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Ludmila foi substituída com a virada já concretizada, aos 30. A brasileira deu lugar à espanhola Maitane López. O Houston Dash conquistou a primeira vitória na temporada regular de 2025 da NWSL, chegando aos três pontos e ocupando a sexta posição.