A Colômbia conquistou uma vitória épica na manhã deste domingo (30). Pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo Feminina, as vice-campeãs da Copa América derrotaram a poderosa Alemanha em um jogo cheio de reviravoltas. O resultado colocou as sul-americanas na liderança do grupo H.
+Tabela da Copa do Mundo Feminina 2023
As emoções da partida ficaram guardadas para a segunda etapa, pois o primeiro tempo de jogo foi marcado por muitas disputas físicas. Aos 7 minutos da parte final, Linda Caicedo abriu o placar com um golaço. O fenômeno colombiano de apenas 18 anos recebeu bola na grande área, deu um drible curto para sair da marcação de duas alemãs e finalizou colocado para acertar o ângulo.
- La Porta e Yane pretendem focar na base e “pulverizar” o COB
- Marco La Porta e Yane Marques eleitos à presidência do COB
- Mais três brasileiros vão às oitavas do Challenger Ericeira
- Taubaté perde para Zamalek e termina Superglobe em oitavo
- Marcelo Demoliner avança nas duplas em Mouilleron-Le-Captif
A Alemanha dominou o jogo depois disso. As bicampeãs mundiais pressionaram bastante e chegaram perto de igualar o marcador algumas vezes. Elas silenciaram os gritos de olé da torcida colombiana aos 44 minutos com Aleandra Popp batendo um pênalti. O jogo parecia caminhar para o empate, mas no último lance da partida, Manuela Vanegas subiu sozinha na grande área após escanteio e fez o Allianz Stadium explodir.
Como resultado da vitória, a Colômbia assumiu a liderança do grupo H com seis pontos. Apesar disso, a classificação para as oitavas não está totalmente encaminhada. Isto porque as colombianas enfrentam o Marrocos na última rodada. As africanas derrotaram a Coreia do Sul por 2 a 0 e ainda podem ultrapassar as sul-americanas em caso de vitória. Na outra partida, a Alemanha pode recuperar a ponta com uma goleada contra as sul-coreanas.
Primeiras classificadas
Além dos jogos do grupo H, mais duas partidas encerraram a primeira fase da Copa do Mundo Feminina. Pelo grupo A, a Nova Zelândia acabou eliminada. Após vitória histórica na estreia, as anfitriãs acabaram superadas pelas Filipinas na segunda rodada e fecharam a fase de grupos empatando com a Suíça em 0 a 0. O resultado deixou as donas da casa em terceiro, enquanto deu a classificação e a liderança para as suíças.
Surpreendida pelas neozelandesas, a Noruega conquistou a vaga para as oitavas no saldo de gols. Contra a frágil Filipinas, as campeãs de 1995 conquistaram a primeira vitória nesta edição goleando por 6 a 0. Sophie Haug fez um hat-trick, enquanto Caroline Hansen, Alice Barker e Guro Reiten marcaram os demais gols.