Siga o OTD

Futebol

Relembre os títulos e polêmicas do futebol feminino em 2017

Relembre os títulos e polêmicas do futebol feminino em 2017
Divulgação/CBF

Confira os títulos e acontecimentos do futebol feminino em 2017!

Campeonato Brasileiro, Estaduais, Libertadores, polêmicas na Seleção e brasileiras no exterior. A temporada do futebol feminino foi marcada por conquistas e controvérsias – ano entra e ano sai, e a luta pela igualdade de gênero no esporte continua. Relembre os principais títulos e acontecimentos da modalidade em 2017!

Campeonato Brasileiro

O Brasileirão feminino apresentou novidades em 2017: a competição passou a ser dividida em Séries A1 e A2 e o número de participantes, assim como a duração do campeonato, aumentaram. Na final, disputada em julho, o Santos superou o Corinthians na Arena Barueri, por 1 a o, e levou o título.

A conquista do Campeonato Brasileiro de Futebol feminino foi inédita para as Sereias da Vila. O destaque do duelo foi a argentina Sole Jaimes, que marcou o gol do triunfo santista.

Campeonato Paulista

O Rio Preto surpreendeu o Santos, atual campeão brasileiro, e conquistou o título do Campeonato Paulista de futebol feminino ao derrotar o adversário, de virada, por 3 a 1, na Vila Belmiro. Na partida de ida, o placar ficou no empate por 1 a 1.  A classificação da equipe do Rio Preto para a final veio com o empate sem gols com o Corinthians do último jogo da semifinal.

Copa Libertadores

Decidido nos pênaltis, o título da Copa Libertadores de Futebol feminino ficou com o Corinthians. As brasileiras superaram o Colo-Colo na grande final, com destaque para a goleira Lelê, que defendeu duas cobranças das adversárias. Com o resultado, o Corinthians se igualou ao Santos, como as duas únicas equipes com o título da competição tanto no masculino como no feminino.

Antes disso, a competição foi adiada por 72 horas, devido ao diagnóstico de intoxicação alimentar das atletas de alguns clubes participantes do torneio.

Seleção Brasileira

Foto: Fernanda Coimbra/CBF

Entre amistosos e torneios, o ano da Seleção Brasileira de futebol feminino foi marcado pela demissão polêmica da técnica Emily Lima e pela volta de Vadão ao comando da equipe. Depois do acontecido, jogadoras como Cristiane, Andreia Rosa, Fran, Rosana e Maurine anunciaram a saída da Seleção, em apoio à comissão técnica de Emily.

Na reestreia de Vadão, em outubro, as brasileiras disputaram a Copa CFA, na China. O confronto final da Seleção Brasileira feminina no torneio foi diante da anfitriã do evento. No Yongchuan Sports Center Stadium, em Chongqing, Brasil e China fecharam o placar em 2 a 2, garantindo o título às brasileiras.

Em novembro, a Seleção principal encarou o Chile em dois amistosos preparatórios para a Copa América de 2018. No primeiro jogo, a vitória foi por 4 a 0, e no segundo por 3 a 0. A Copa América feminina, inclusive, acontecerá pela primeira vez em uma data Fifa. A competição será no próximo ano, de 4 a 22 de abril, no Chile.

Brasileiras no exterior

Em 2017, o Brasil foi bem representado no exterior. Entre tantas brasileiras atuando fora, no Campeonato Francês, Erika e Formiga vestiram a camisa do PSG. No Barcelona, Andressa Alves balançou a rede muitas vezes. Também no Campeonato Espanhol, Ludmila defendeu o Atlético de Madrid. Já na Alemanha, Letícia Santos joga pelo Sand na Bundesliga feminina. Tamires jogou o Campeonato Dinamarquês pelo Fortuna Hjorring. Bia Zaneratto e Thaisinha jogam pelo Red Angels no Campeonato Sul-Coreano. A meia-atacante Camilinha defendeu o Orlando Pride, recebendo o título de “melhor novata” da temporada 2017. Marta atua no mesmo time de Camilinha. Também nos Estados Unidos, Debinha vestiu as cores do Portland Thorns.

Mais em Futebol