Siga o OTD

Futebol

Palmeiras atropela Santos e conquista inédito título da Copinha

Na final depois de 19 anos, Palmeiras domina e goleia o Santos, conquistando a Copinha pela primeira vez

Palmeiras e Santos - Final da Copinha 2022
Fabio Menotti/Palmeiras

Acabou o tabu: o Palmeiras é campeão da Copinha de 2022! Na manhã desta terça-feira (25), na grande final da Copa São Paulo no Allianz Parque, o Verdão deu um verdadeiro show nos primeiros minutos diante de sua torcida, não deu chances para o Santos, que ainda jogou com um a menos no segundo tempo, e venceu a decisão por goleada de 4 a 0.

Sensação dessa Copinha, com apenas 15 anos, Endrick foi o responsável por abrir o placar na final, logo aos cinco minutos e ganhou o troféu de “Craque da Copinha”. Nos 10 seguintes, o Palmeiras marcou mais dois, ambos golaços de Giovani e Gabriel Silva, praticamente liquidando a fatura aos 15 do primeiro tempo. Gabriel, novamente, decretou a goleada alviverde aos nove da segunda etapa.

+Tabela completa da Copa São Paulo

O Palmeiras buscava o título inédito e disputou sua terceira final da Copinha, a primeira em 19 anos. A última havia sido em 2003, quando a equipe foi vice-campeã ao perder para o Santo André, enquanto a primeira foi ainda em 1970. Além disso, o Verdão encerra a competição invicto, com oito vitórias e apenas um empate, além de 28 gols marcados e cinco sofridos.

Do outro lado, o Santos queria conquistar o tetracampeonato. O primeiro troféu foi conquistado em 1984, enquanto os outros dois vieram em 2013 e 2014. Depois disso, o time da baixada paulista não havia mais disputado nenhuma final da competição. Por fim, a campanha do Peixe termina com seis vitórias, dois empates e uma derrota.

O jogo

O Palmeiras começou a final da Copinha simplesmente avassalador. Entrou bem mais ligado do que Santos, sem dar espaços ao Peixe e não demorou para a pressão dar resultado. Com apenas cinco minutos, Vanderlan cruzou na área, a zaga santista falhou e a bola chegou para Endrick bater de primeira e abrir o placar no Allianz Parque.

Seis minutos depois, foi a vez de Jhonatan encontrar Giovani sozinho na entrada da área. O camisa sete ajeitou e bateu colocado para fazer 2 a 0 para o Verdão. E sem dar tempo de o Santos respirar, aos 15 minutos, Gabriel Santos cobrou falta com muita categoria e estufou a rede.

O Santos não conseguia jogar e nem marcar os adversários, que poderiam ter marcado o quarto gol, mas acabaram diminuindo um pouco o ritmo, naturalmente. O Peixe teve sua melhor chance aos 36 minutos, mas o chute de Rwan Seco acabou indo para fora. E para piorar o situação, o capitão santista, Derick, levou o segundo cartão amarelo aos 45 do primeiro tempo e foi expulso.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Na volta do intervalo, o roteiro seguiu o mesmo. O Palmeiras amassava o Santos, que não conseguia sair dessa situação. E novamente, aos nove minutos, Vanderlan, com muita liberdade, dominou e cruzou na cabeça de Gabriel Silva, que decretou a goleada.

A intensidade, então, diminuiu e o Verdão administrava a boa vantagem, com a vitória praticamente definida. O time ainda balançou a rede mais uma vez, no que seria o terceiro gol de Gabriel Silva, mas Vitinho estava impedido na origem da jogada.

REVEJA: PALMEIRAS E SANTOS – FINAL DA COPINHA

Mais em Futebol