Siga o OTD

Futebol

Perto do adeus, Formiga relembra momentos marcantes na seleção

Jogadora destaca legado e afirma que depois que pendurar as chuteiras, seguirá ajudando para descobrir ‘novas formiguinhas’; Pia relembra Mundial de 1995

Formiga - Torneio de Manus - Despedida
Naomi Baker/FIFA

Contagem regressiva para a despedida da seleção brasileira de uma das maiores jogadores da história. No Torneio Internacional de Manaus, Miraildes Maciel Mota, a eterna Formiga, fará sua última partida com a camisa verde amarela.

Mais de 230 jogos com a camisa da seleção brasileira feminina de futebol ao longo de VINTE E SEIS anos, sete participações em Jogos Olímpicos, sete Copas do Mundo e inúmeras conquistas. É difícil elencar apenas um grande momento de Formiga defendendo as cores do Brasil. A própria jogadora, no entanto, conseguiu.

+Gabi Nunes celebra retorno a Manaus, cidade que a projetou

Nesta quarta-feira (24), em coletiva que sucedeu a primeira partida do Brasil em Manaus contra a Índia, Formiga destacou dois grandes momentos em sua vitoriosa trajetória.

“Tenho várias memórias que vão ficar para todo sempre. Uma delas é a conquista da nossa primeira medalha [de bronze, na Copa do Mundo de 1999]. Foi uma emoção muito grande. E outra seria essa crescente do futebol feminino. Ver tantas meninas com oportunidade na seleção brasileira sem tanta dificuldade,” contou Formiga.

Homenagens

Mais cedo, no último treino da seleção antes do jogo de amanhã, diversas homenagens à Formiga. Ao chegar ao Centro de Treinamento 3B da Amazônia, a meia foi surpreendida com painéis e uma queima de fogos celebrando seus últimos atos como jogadora da Seleção Brasileira.

A atleta que mais vezes vestiu a camisa da seleção brasileira (entre homens e mulheres) será a primeira jogadora a ter uma despedida desse porte. Emocionada, ressaltou que espera não ser a única daqui para frente.

“Fico feliz em poder iniciar esse momento de homenagens e espero que tantas outras tenham esse privilégio também. A própria Cristiane também. Que ela possa ter uma despedida merecida.”

Legado e futuro

Atual jogadora do São Paulo, a atleta ainda tem contrato até o final de 2022 com o clube que a projetou para o futebol mundial. Assim que pendurar de vez as chuteiras, Formiga pretende continuar no futebol feminino para poder ajudar na descoberta de novos talentos. Ou seja, dar continuidade ao legado que ela mesma ajudou a construir.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Pretendo ajudar a descobrir novas ‘formiguinhas’, sem dúvida alguma. ‘Novas Martas’, ‘novas Cristianes’ e assim por diante. A gente precisa alimentar o futebol feminino e ajudar a conquistar um Mundial e a medalha de ouro [Nos Jogos Olímpicos]. Acredito que isso seja possível sim. Precisa dar continuidade ao trabalho e descobrir novos talentos para conquistar esses títulos que acabaram escapando por algumas vezes das nossas mãos,” finalizou.

Formiga seleção feminina despedida convocação - Manaus -
(divulgação/CBF)

Pia e Formiga

Quem também falou nessa quarta-feira foi a técnica da seleção Pia Sundhage. A sueca, que teve a oportunidade de comandar a jogadora e também de enfrentá-la em campo, destacou a importância que a brasileira tem ao futebol mundial.

“Formiga é o futebol feminino. São tantos anos na seleção brasileira. Eu a vi em diferentes países e times e estou orgulhosa de estar perto dela,” destacou a treinadora do Brasil.

Vale lembrar que Pia Sundhage esteve presente na primeira partida de Formiga em Mundiais. Com apenas 16 anos de idade, a jovem baiana ficou no banco de reservas na vitória do Brasil por 1 a 0 sobre as anfitriãs suecas na Copa do Mundo Feminina de 1995. Duas derrotas para Japão e Alemanha, no entanto, fizeram com que a seleção não avançasse de fase.

A Suécia de Pia venceu duas na sequência (com direito a gol da atual técnica contra a Alemanha) e passou em 2º do grupo A, mas acabou perdendo nas oitavas de final na disputa de pênaltis para a China após empate em 1 a 1.

A seleção feminina estreia no Torneio Internacional de Manaus nesta quinta (25), contra a Índia. Na sequência, a Canarinho enfrenta a Venezuela, no dia 28 (domingo), e encerra sua participação diante do Chile, no dia 1º de dezembro (quarta). Os horários das partidas ainda serão confirmados.

Mais em Futebol