Siga o OTD

Avaí/Kindermann - São José - Corinthians - Brasileiro Feminino

Futebol

Avaí garante última vaga no G8, e São José escapa do rebaixamento no Brasileirão

Avaí empata com líder Corinthians e garante classificação, enquanto São José bate o Napoli e escapa da degola

(Divulgação)

Avaí garante última vaga no G8, e São José escapa do rebaixamento no Brasileirão

Estão definidos os confrontos das quartas de final do Campeonato Brasileiro Feminino de 2021. Nesta quinta-feira (24), os 16 times entraram em campo simultaneamente para a 15ª e última rodada da primeira fase da competição. A última vaga no G8 estava em jogo e foi assegurada pelo Avaí/Kindermann, que empatou com o líder Corinthians. Já na briga contra o rebaixamento, quem escapou foi o São José, deixando Botafogo e Minas Brasília na degola.

Agora, o campeonato fará uma pausa por conta da realização dos Jogos Olímpicos, em julho. Assim, o mata-mata se iniciará apenas em agosto, mais precisamente no dia 15. Além disso, as semifinais do Campeonato Brasileiro Feminino também já têm datas pré-definidas: 12/09 e 26/09.

+Confira a tabela completa do campeonato Brasileiro Feminino 

Ferroviária 2 x 1 Flamengo

O Flamengo entrou em campo para o tudo ou nada. Brigando pela última vaga no G8, o Rubro-Negro precisava da vitória, mas viu a Ferroviária sair na frente aos 25 minutos. Em contra-ataque, Lurdinha recebeu um passe perfeito na entrada da área e soltou o pé em cima de Cacá, que ainda tocou na bola, mas não conseguiu fazer a defesa. Aos 10 do segundo tempo, entretanto, Jayane empatou o jogo, mantendo vivas as esperanças do time carioca. Mas, a Ferroviária jogou um balde de água fria no Flamengo quando, aos 33, saiu jogando errado e Lurdinha, sozinha, mandou para o fundo do gol.

Com o resultado, o Flamengo não consegue a classificação e fica com a nona posição do Campeonato Brasileiro, com 18 pontos, quatro a menos que o Avaí/Kindermann, último classificado. Já a Ferroviária ganha duas colocações e termina em quinto lugar, com 27 pontos, e vai encarar o Santos nas quartas de final.

Avaí/Kindermann 1 x 1 Corinthians

Valendo a última vaga no G8, o Avaí/Kindermann tinha a difícil missão de encarar o líder Corinthians. Mas, em casa, a equipe de Santa Catarina barrou o ímpeto Timão, conseguiu empatar sem gols o primeiro tempo. Aos sete da segunda etapa, Carol colocou as donas da casa na frente, mas de longe, Grazi empatou aos 32 para o alvinegro.

Com o resultado, o atual campeão Corinthians termina na liderança da primeira fase do Brasileiro Feminino. A campanha do Timão tem 12 vitórias, dois empates e uma derrota, somando 38 pontos. Assim, o alvinegro vai encarar o próprio Avaí/Kindermann, que fica em oitavo, com 21 pontos.

Minas Brasília 2 x 3 Palmeiras

Lutando pela permanência na elite do Brasileiro Feminino, o Minas Brasília foi com tudo para cima do Palmeiras. As donas da casa abriram o placar aos 12 minutos com Nenê, que recebeu livre pela direita e não perdoou. Aos 18, o Minas sofreu pênalti e Kaká estufou as redes no rebote. Já na segunda etapa, o roteiro mudou completamente.

Com sete minutos, Júlia Bianchi diminuiu de cabeça e, três minutos depois, Maria Alves recebeu de Bia Zaneratto para deixar tudo igual. E aos 35, o Palmeiras encerrou as chances do Minas Brasília de escapar da degola, com gol da Imperatriz, Zaneratto.

Assim, o Palmeiras encerra a primeira fase do Brasileiro Feminino na segunda colocação e como o único time que segue invicto. O Verdão tem 11 vitórias e quatro empates depois das 15 rodadas, e vai enfrentar o Grêmio na próxima fase. Já o Minas Brasília fica com 11 pontos, na 14ª colocação e acaba rebaixado.

Napoli-SC 0 x 2 São José

Brigando contra o rebaixamento, o São José precisava fazer a sua parte e fez. Depois de um primeiro tempo sem gols, Sisi aproveitou um vacilo na zaga do já rebaixado Napoli-SC, aos dois minutos da seguda etapa, para abrir o marcador. Mais tarde, aos 18, Ju Oliveira recebeu sozinha na entrada da área e ampliou para as visitantes.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

O Napoli-SC se despede, então, da elite do futebol feminino, terminando a primeira fase na vice-lanterna com apenas sete pontos e apenas uma vitória. E o São José consegue escapar da degola, ficando com a última vaga fora do Z4, somando 13 pontos.

Bahia 2 x 3 São Paulo

Quase que o Bahia se despede do Brasileirão com sua primeira e única vitória. Mas não foi dessa vez. O Esquadrão de Aço abriu o placar logo aos quatro minutos, com gol de Gabi Itacaré, que invadiu a área pela direita e mandou uma bomba para o fundo das redes. Aos 23, em cobrança de falta, a bola ficou viva na área e Giovaninha deixou tudo igual. Mas, aos 36, ela brilhou de novo. Gabi Itacaré recebeu livre, driblou a goleira e marcou seu segundo gol no jogo. Parecia que o jejum ia acabar, mas o Tricolor Paulista virou com dois gols nos últimos minutos. Gislaine empatou aos 38 minutos e Duda fechou a conta aos 41.

O São Paulo termina a primeira fase, então, na terceira posição, com 29 pontos e vai pegar o Internacional na próxima fase. Já o Bahia, após sua estreia na elite do futebo feminino, se despede da primeira divisão do Brasileiro como o lanterna, com apenas quatro pontos e nenhuma vitória se quer. 

Real Brasília 1 x 0 Internacional

Com o Real Brasília já eliminado e o Internacional classificado, o primeiro tempo foi bastante morno para as duas equipes. Aos 12 da segunda etapa, no entanto, após cobrança de escanteio, Isabela Melo subiu sozinha e estufou as redes para abrir o placar para as donas da casa e dar número finais ao jogo.

Assim, o Real Brasília ganha uma posição e termina em 10º lugar, com 18 pontos. Já o Internacional cai de quarto para sexto lugar, com 27 pontos, e vai encarar o São Paulo na próxima fase do torneio.

Grêmio 0 x 0 Botafogo

Valendo a permanência na primeira divisão do Brasileiro Feminino, o Botafogo foi a Porto Alegre encarar o Grêmio, já classificado. A partida, no entanto, terminou sem gol de nenhum dos lados, decretando o rebaixamento do time carioca.

Do outro lado, o Grêmio perdeu uma posição e encerra a primeira fase do campeonato na sétima colocação, com 25 pontos, e vai encarar o vice-líder Palmeiras nas quartas de final.

Santos 1 x 2 Cruzeiro

Ainda com chances de rebaixamento, o Cruzeiro foi à Vila Belmiro e saiu na frente aos 12 minutos. Após cobrança de falta que explodiu do travessão, Carol estava lá para empurrar a bola para dentro e colocar a Raposa na frente. Aos 47, no entanto, em cobrança de escanteio, Camila pegou o rebote da goleira e empatou para o Santos. Mas, aos 49 do segundo tempo, Thalita deu a vitória ao time mineiro.

Com o resultado, o Cruzeiro termina em 11º lugar, com 15 pontos. Já o Santos cai uma posição e fica em quarto lugar, com 27 pontos, encarando a Ferroviária nas quartas de final.

Confira os confrontos das quartas de final: 

Corinthians x Avaí/Kindermann ou Flamengo
Palmeiras x Grêmio
São Paulo x Internacional
Santos x Ferroviária

Mais em Futebol