Siga o OTD

Futebol

Conmebol quer a criação do ‘Mundial de Clubes’ feminino

O presidente Alejandro Domínguez também divulgou que a Copa América Feminina passará a ser realizada de dois em dois anos a partir de 2022

Os dirigentes do futebol feminino sul-americano participaram nesta quinta-feira (17) do Congresso Futebol com F de Feminino. Entre eles, o presidente da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), Alejandro Domínguez, que aproveitou para divulgar que a Copa América Feminina passará a ser realizada de dois em dois anos a partir de 2022 e a proposta de criação da Copa Intercontinental entre clubes femininos
O Corinthians é o atual campeão da Copa Libertadores Feminina, em 2019 (Conmebol/Divulgação)

Os dirigentes do futebol feminino sul-americano participaram nesta quinta-feira (17) do Congresso Futebol com F de Feminino. Entre eles, o presidente da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), Alejandro Domínguez, que aproveitou para divulgar que a Copa América Feminina passará a ser realizada de dois em dois anos a partir de 2022 e a proposta de criação da Copa Intercontinental entre clubes femininos.

+ Sem Formiga e Luana, PSG avança às oitavas da Champions League

Além desses dois anúncios, Alejandro Domínguez informou que a Conmebol dará isenção do pagamento de Licenças Pro de Treinadoras a todas as mulheres durante três anos. “Esta é uma maneira de motivar as mulheres esportistas, uma forma de começar a reivindicar pelo futebol feminino sul-americano”, destacou o presidente da entidade, que fez seu discurso, à distância, na abertura do evento.

+ Inter, Minas, São Paulo e Santos na semifinal do Feminino Sub-16

Intuito de ‘fazer justiça’

A Conmebol quer fortalecer o futebol feminino da América do Sul (Facebook/CONMEBOL)
A Conmebol quer fortalecer o futebol feminino da América do Sul (Facebook/CONMEBOL)

O Congresso do Futebol Feminino tem como objetivo conhecer as tendências atuais e estratégias. Além de inspirar jogadoras, a iniciativa tem o intuito de empoderá-las, capacitá-las e conhecer suas habilidades. De acordo com o mandatário da Conmebol, a entidade trabalha para ‘fazer justiça’ e, com isso, construir um novo futuro para a modalidade no continente.

+ Dirigente da seleção feminina apresenta planejamento para 2021

“O futebol não conhece gênero e nosso futebol feminino não conhece teto. Sabemos o enorme talento das nossas jogadoras, treinadoras e árbitras, por isso queremos fazer justiça para elas e começar a trabalhar desde agora para encurtar a brecha que existe com as outras confederações”, indicou Alejandro Domínguez. O dirigente assumiu a presidência da Conmebol há quatro anos e se desculpou em nome da entidade. .

+ Atlético de Madrid, de Ludmila, vai às oitavas na Champions

“Desde que assumi, em 2016, pensamos sempre em pôr todos em igualdade de condições e, naturalmente, o futebol feminino é uma das nossas prioridades”, disse. “Das ideias que vocês nos derem, e do que iremos propor, tenho certeza que sairão grandes coisas. Não há nada melhor que jogar em equipe, por isso trabalhamos hoje, pensando no futuro”, concluiu Alejandro Domínguez.

As competições

O Brasil conquistou a Copa América Feminina em 2018 (Lucas Figueiredo/CBF)
O Brasil conquistou a Copa América Feminina em 2018 (Lucas Figueiredo/CBF)

A Copa América Feminina começou a ser disputada em 1991 e já foi realizada oito vezes. A seleção brasileira conquistou sete títulos: 1991, 1995, 1998, 2003, 2010, 2014 e 2018. A única vez que o Brasil não ganhou foi em 2006, sendo superado pela Argentina. A atacante Roseli é a maior goleadora se for levado em consideração apenas uma edição. Ela anotou 16 gols no torneio de 2018.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Já a ideia da Copa Intercontinental entre clubes femininos tem como meta reunir o campeão da Copa Libertadores diante do vencedor da UEFA Champions League. Se a competição já existisse, a disputa, que seria uma espécie de ‘Mundial de Clubes’, colocaria frente a frente o Corinthians, detentor do título sul-americano, e o Lyon, da França, ganhador do troféu europeu.

Mais em Futebol