Siga o OTD

Futebol

Mulheres assumem coordenações, e premiações são equiparadas

Aline Pellegrino e Duda Luizelli assumem cargos de direção no futebol feminino da CBF; mulheres agora ganharão o mesmo valor de diárias e premiação do que os homens

Apresentação da Coordenadora de Competições Femininas Aline Pellegrino e Coordenadora das Seleções Femininas Duda Luizelli (divulgação/CBF)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nessa quarta-feira (2) uma série de medidas em prol do futebol feminino. As ex-jogadoras Aline Pellegrino e Duda Luizelli serão, respectivamente, a nova Coordenadora de Competições Femininas da CBF e nova Coordenadora das Seleções Brasileiras Feminina.

Rogério Caboclo, presidente da entidade, também anunciou a equiparação de diárias e premiações pagas às Seleções Brasileiras masculina e feminina.

Currículo invejável

Antes de chegar à CBF, Aline Pellegrino era Diretora de Futebol Feminino da Federação Paulista (FPF), onde desenvolveu um trabalho muito elogiado, responsável por promover avanços fundamentais para o crescimento da modalidade no estado. Agora, ela assume a pasta que tem como objetivo supervisionar e desenvolver as competições de futebol feminino no Brasil e trazer crescimento para torneios como o Brasileiro Feminino A-1, A-2, Sub-18 e Sub-16.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NOINSTAGRAM E NO FACEBOOK

“O desafio é gigante. Fazendo um paralelo: eu estava cuidando de uma federação. Agora vou tentar replicar isso para 27 federações, com situações totalmente diferentes. É um desafio muito grande, mas acredito que a melhor forma de iniciar isso é se aproximando. É estar perto das federações, entender como elas veem o desenvolvimento do futebol feminino, em que momento elas estão. Estar muito próximo e entender que cada um vai estar em um momento diferente. Se o olhar é muito macro, o impacto fica menor”, avaliou Aline.

Carreira vitoriosa

Revelada pelo São Paulo, em 1997, chegou à seleção em 2004, quando disputou os Jogos Olímpicos de Atenas. Medalhista de prata na Grécia, Aline Pellegrino defendeu o Brasil até 2013. Foi campeã dos Jogos Pan-Americanos no Rio-2007. Ela também fez parte da seleção vice-campeã da Copa do Mundo da China, em 2007.

Pela seleção, além do Pan do Rio, Aline também conquistou a Copa América de 2010 e três edições do Torneio Internacional de São Paulo (2009, 2011 e 2012).

Aline Pellegrino é a nova Coordenadora de Competições Femininas da CBF
ex-capitã da Seleção, Aline Pellegrino é a nova Coordenadora de Competições Femininas (divulgação/FIFA)

Coordenando seleções

A chegada de Aline Pellegrino e a nova coordenação foram anunciadas pelo presidente da entidade Rogério Caboclo momentos antes da entrevista coletiva da convocação de Pia Sundhage. Além de Pellegrino, também foi a nova Coordenadora das seleções brasileiras femininas, Duda Luizelli.

Com 35 anos de carreira dedicados ao futebol feminino, a gaúcha se torna a primeira mulher a assumir a gestão da seleção feminina. 

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou as ex-jogadoras Aline Pellegrino e Duda Luizelli como novas Coordenadoras do futebol feminino do Brasil
Apresentação da Coordenadora das Seleções Femininas Duda Luizelli (divulgação CBF)

Direitos iguais

Além da contratação das duas novas coordenadoras de futebol feminino da CBF, Duda Luizelli e Aline Pellegrino, o presidente Rogério Caboclo também tornou pública outra importante: a equiparação dos pagamentos feitos aos jogadores e as jogadoras das seleções brasileiras principais.

A medida inédita concede às atletas que vestem a camisa do Brasil os mesmos valores de diárias e premiação pagas aos jogadores para períodos de preparação e jogos.

A equidade de pagamento já foi adotada durante a primeira convocação da seleção brasileira feminina de 2020. Em março, durante o Torneio Internacional da França, as jogadoras receberam o mesmo valor que é pago aos homens durante o período de convocação. No próximo Mundial, as premiações serão proporcionalmente equivalentes.

Quem entra no lugar?

Aline Pellegrino marcou época na FPF (Federação Paulista de Futebol). Com ela no comando do departamento da modalidade, o estadual cresceu em número de participantes e relevância. Para o seu lugar, a entidade já definiu um nome. Ana Lorena Marche, coordenadora de futebol feminino da FPF, passa a ser a responsável pela área. Lorena foi a Diretora de Futebol Feminino da Ferroviária até 2019.

Já Duda Luizelli ocupava o cargo de gerente de futebol do departamento de feminino do Internacional. Para a função, a equipe gaúcha declarou que não fará contratações, em um primeiro momento.

“Será realizada uma reunião interna com a comissão técnica e demais funcionários administrativos para readequação das funções. No momento não serão feitas novas contratações”, disse o clube.

Mais em Futebol