Siga o OTD

Futebol

Com Luana titular, PSG vence e é finalista da Copa da França

A volante Formiga, outra brasileira da equipe de Paris, não entrou em campo na vitória, de virada, por 2 a 1, pela semifinal do torneio

A equipe de futebol feminino do PSG está na decisão da Copa da França. Em partida realizada neste domingo (2) no estádio Matmut Atlantique, em Bordeux, a equipe das brasileiras Luana – que começou de titular -, e Formiga (que não entrou no jogo), derrotou o Bordeux, neste domingo (2), de virada, por 2 a 1, e se classificou para enfrentar o Lyon, que eliminou o Guingamp (1 a 0), na disputa pelo título da competição no dia 8 de outubro, em Auxerre.

Bordeux abre o placar

Futebol Feminino PSG Bordeux Copa da França Luana Brasileira
A atacante Katja Snoeijs avança pela esquerda e abre o placar (Twitter/FCGBWomen)

Os primeiros minutos mostraram um Bordeaux sinalizando uma pressão, no entanto, o PSG se impôs em campo e passou a ter o controle da posse de bola. Por ter jogadoras tecnicamente superiores, a equipe de Paris tomava a iniciativa, mas o oponente estava seguro na defesa e, quando retomava a bola, buscava opções ofensivas para incomodar o PSG. E, aos 24 minutos, as mandantes abriram o placar com a atacante holandesa Katja Snoeijs.

+ Time de Fernandinha cai para líder e perde a 3ª seguida

No lance do gol, o Bordeux aproveitou outro erro de passe da lateral-direita Ashley Lawrence e Snoeijs partiu em velocidade pelo lado esquerdo e tocou na saída da goleira Tiane Endler e abriu o placar. Mesmo com 66% de posse de bola, o PSG não ameaçava o Bordeux e foi para o intervalo perdendo por 1 a 0 com apenas uma finalização no alvo e sete para fora. Já as donas da casa foram mais eficientes e abriram o placar no único chute.  

Virada do PSG

Futebol Feminino PSG Bordeux Copa da França Luana Brasileira
A brasileira Luana, do PSG, foi substituída antes da virada do PSG (Twitter/FCGBWomen)

O PSG voltou do intervalo disposto a ser mais efetivo com a bola nos pés. O time da brasileira Luana iniciou a etapa final pressionando e não deixava o Bordeux passar do meio-campo. O volume ofensivo surtiu resultado e, após cobrança de escanteio pelo lado esquerdo, a zagueira espanhola e capitã Irene Paredes empatou de cabeça aos 10 minutos. Luana, que já tinha cartão amarelo, foi substituída aos 15 para a entrada da alemã Sara Däbritz.

+ Bia Zaneratto se despede do Palmeiras após seis meses

Sem Luana, substituída, e Formiga, que seguiu no banco, o clube de Paris continuou se impondo em campo e obteve a virada aos 39 minutos com um gol construído por atletas que entraram no decorrer do confronto. O tempo passava e o Bordeux demonstrava queda física e foi sendo cada vez mais envolvido pelo PSG. Sandy Baltimore deu assistência Signe Bruun finalizou com tranqüilidade para superar a goleira Romane Bruneau.

Brasileira na Croácia

Além do PSG, o Split, clube da Croácia, também contou com uma brasileira em campo. A goleira Karolainy Alves é jogadora da equipe que lidera o Campeonato Croata, com 51 pontos. Em casa, o Split venceu o Dínamo de Zagreb, por 3 a 0, neste sábado (1), na primeira rodada do returno do quadrangular final.

+ Edina Alves conta como foi o começo da carreira na arbitragem

Os gols do time da brasileira foram anotados por Anela Lubina, aos 34 do primeiro tempo, e Mejrema Medic, aos 12 da segunda etapa. O terceiro tento foi contra atleta da Doris Tomić, do Dínamo. Na primeira fase, a competição contava com oito clubes e todas as equipes se enfrentaram.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

O Split terminou em primeiro com 13 vitórias e apenas uma derrota, mesma campanha do Osijek, mas o time da brasileira teve mais saldo de gols: 114 contra 91 do adversário. Nos três jogos de ida do quadrangular, o Split fez 9 a 0 no Dinamo Zagreb, 5 a 0 no Agram e 7 a 1 no Osijek. A contagem dos pontos continua somando os pontos da primeira fase.

Mais em Futebol