Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Chama da Olimpíada de Inverno de Pequim 2022 é acesa na Grécia

Cerimônia foi realizada na Grécia a 108 dias da abertura da Olimpíada de Inverno da China

2 Chama Olímpica - Jogos Olímpicos de Inverno 2022 - Pequim
IOC Media/Flickr

Símbolo da paz, unidade e solidariedade, a chama olímpica foi acesa em Olímpia, na Grécia, na manhã dessa segunda-feira (18).

Sem a presença do público por conta da pandemia do coronavírus, a cerimônia reuniu os presidentes do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, e da Grécia, Katerina Sakellaropoulou. Também participaram membros dos Comitês Olímpicos da Grécia e da China.

“Nesse nosso mundo frácil, onde divisão, conflito e desconfiança seguem em ascenção, os Jogos Olímpicos aparecerem para erguer pontes, nunca para construir muros,” declarou Thomas Bach.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Pela terceira vez na história das Olimpíadas modernas, a cerimônia de acendimento da chama olímpica foi realizada sem a participação de público. O feito já havia ocorrido nos Jogos de 2020, em Tóquio, e nos de 1984, em Los Angeles.

Na cerimônia, a atriz chinesa Xanthi Georgiou, vestida como uma ex-sacerdotisa grega, acendeu a chama graças à passagem dos raios do sol por um espelho parabólico.

A tradicional cerimônia, realizada próxima ao Templo da deusa Hera, celebra a origem grega dos Jogos Olímpicos, conectando os Jogos modernos e suas origens históricas.

Após ter sido acesa, a chama olímpica começou sua jornada rumo a China com o esquiador grego Ioannis Antoniou, atleta olímpico que também carregou a tocha nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, na Rússia, em 2014.

Chama olímpica para os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim é acesa na Grécia
Chama olímpica para os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022 é acesa (IOC Media/Flickr)

Partiu, China

A chama olímpica agora será transportada para o Estádio Panatenaico, um dos mais antigos do mundo localizado em Atenas, capital da Grécia. Nessa terça-feira (19), a tocha será entregue oficialmente para o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022, que terá a missão de conduzi-la à China.

Uma cerimônia de boas vindas será realizada na quarta-feira (20), com a chama olímpica sendo exposta ao público na Torre Olímpica de Pequim. Mais próximo ao início dos Jogos, será realizada o tradicional revezamento da tocha olímpica.

Cerca de 2900 atletas representarão aproximadamente 85 países nos Jogos mais equilibrados em termos de gênero da história entre os dias 4 e 20 de fevereiro de 2022.

Chama Olímpica - Jogos Olímpicos de Inverno 2022 - Pequim
Chama olímpica para os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022 é acesa (IOC Media/Flickr)

Mais em Paralimpíada Todo Dia