Siga o OTD

Esportes de Gelo

Seleção de bobsled masculino faz testes buscando novos nomes

Processo de seleção visa quinta classificação olímpica do Brasil, desta vez para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, em Pequim

bobsled seleção brasileira testes cbdg
Bobsled é a principal modalidade de inverno no Brasil, ao lado do skeleton (divulgação/CBDG)

A CBDG (Confederação Brasileira de Desportos no Gelo) fará testes em busca de novos nomes para integrar a seleção de bobsled masculino visando os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, marcados para Pequim, na China. No ano que vem será a vez da equipe feminina e do skeleton.

Agora, para o bobsled masculino, o interessado tem de ser maior de 16 anos de idade, medir pelo menos 1,55 metro de altura e pesar 100 quilos ou mais.

O processo de seleção é dividido em duas fases. A primeira é online, e o candidato tem de mandar cinco vídeos para a CBDG, sendo um com uma apresentação e os outros quatro com testes físicos validados por um profissional de educação física.

Dois testes são de sprint, um de 15 e outro de 30 metros com saída sem bloco. Os outros são de salto em distância parado e arremesso frontal de medicine ball pesando cinco quilos.

Parâmetros mínimos

Há também parâmetros mínimos para a avaliação dos testes de vídeo. O sprint de 15 metros tem de ser no máximo em 2s15; os de 30 em até 3s75; o salto precisa ter ao menos 3m10 de distância e a medicine ball deve ser lançada a pelo menos 17m50.

seleção brasileira de bobsled Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang 2018
Equipe de bobsled nos Jogos de PyeongChang (Christian Dawes/COB)

A segunda fase do processo é uma avaliação presencial dos pré-selecionados via teste de vídeo. Será realizada em São Paulo, com local e data a confirmar, composta de entrevista individual e novos testes físicos.

+ Confira o protocolo completo de avaliação

Seleção brasileira de bobsled

Conhecido como “Fórmula 1 do Gelo”, o bobsled é um esporte de inverno coletivo, disputado em duplas e quartetos, que descem em um trenó em pistas de gelo. Cada equipe faz de duas a quatro descidas e vence quem tiver o menor tempo no total.

Alemanha, Estados Unidos, Canadá e Suíça são algumas das maiores potências. No Brasil, a modalidade é a principal dos esportes de gelo, ao lado do skeleton. Existe oficialmente por aqui desde 1996 com a criação de uma associação precursora da CBDG.

+ OTD Cultural – Dicas de filmes esportivos para ver no inverno

A seleção brasileira de bobsled já esteve presente nos Jogos Olímpicos de 2002 (Salt Lake City), 2006 (Turim), 2014 (Sochi) e 2018 (PyeongChang).

Mais em Esportes de Gelo