Siga o OTD

Esportes de Gelo

França investiga técnicos de patinação por abusos sexuais

Ministério do Esporte anunciou investigação de 21 treinadores após êscandalo de abusos de adolescentes entre 1970 e 1990

Patinação artística - Abusos Sexuais - FFSG
Atletas acusam treinadores de abusos sexuais e verbais (Divulgação/FFSG)

O Ministério do Esporte da França anunciou na terça-feira (4) um relatório com 21 treinadores da patinação artística estão sendo investigados por abusos sexuais e verbais.

Doze deles são acusados de assédios sexuais, enquanto os outros nove são investigados por abusos físicos e verbais. “Um número significativo de casos, considerado revelador de práticas e comportamentos reproduzidos, cruzou gerações de treinadores nas principais disciplinas do FFSG (Federação Francesa de Esportes de Gelo), como patinação artística. É incomparável internacionalmente”, escreveu o Ministério no relatório.

+Arena Ice busca garimpar novos talentos nas favelas da região

A entidade do governo francês também falou sobre a “falta de transparência e conflitos internos em uma federação multidisciplinar e dificuldades reais no funcionamento da direção técnica nacional”, da FFSG.

Entenda o caso

Patinação artística
A ex-campeã francesa de patinação artística, Sarah Abitbol (Wiki Commons)

Tudo começou com a publicação do livro da ex-campeã francesa de patinação artística, Sarah Abitbol. Ela revelou que havia sido estuprada pelo seu treinador Gilles Beyer quando tinha entre 15 e 17 anos. Na sequência, começaram a ir a público expor outros casos de assédio.

SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Em fevereiro, esse escândalo de abusos sexuais na patinação artística entre os anos de 1970 e 1990 causaram a demissão do então presidente da FFSG. Didier Gailhaguet, o , que contestou o relatório de inspeção do Ministério do Esporte. No mês seguinte, a ex-patinadora Nathelie Pechalat foi então eleita a nova presidente da Federação.

Mais em Esportes de Gelo