Siga o OTD

Tóquio 2020

Pré-Olímpico de basquete: canadenses e turcos vencem estreia em Victoria

Canadenses e turcos foram os vencedores das partidas do Pré-Olímpico de Victoria, realizado no Canadá

Canadenses vencem no primeiro dia do Pré-Olímpico de Victoria
Andrew Wiggins, em coletiva pós-jogo, depois da vitória dos canadenses sobre a Grécia, no Pré-Olímpico de Victoria. Foto: FIBA.

A chave situada no Canadá estreou na última terça (29), no torneio Pré-Olímpico de Victoria, com dois jogos. Os anfitriões canadenses ganharam da Grécia, e a Turquia venceu o Uruguai. Confira como foram as partidas:

GRUPO A – GRÉCIA 91 X 97 CANADÁ

O time grego, do técnico Rick Pitino, somente conseguiu estar à frente dos canadenses no primeiro quarto (23 a 19). A seleção anfitriã, recheada de atletas da NBA, forçou cestas de fora do perímetro para fugir da marcação da Grécia, mas o aproveitamento nessa área foi de 37%. Dessa forma, de 27 tentativas, dez entraram.

O cestinha dos canadenses foi Andrew Wiggins, hoje em dia no Golden State Warriors, com 23 pontos. Ainda, sob o comando de Nick Nurse, RJ Barrett, do New York Knicks, também passou dos vinte pontos – contudo marcando um a menos que Wiggins.

GRUPO B – URUGUAI 86 X 95 TURQUIA

Cedi Osman, do Cleveland Cavaliers, foi o pontuador da partida para a esquadra turca, com 27 pontos, nove rebotes, quatro assistências e dois roubos de bola. Para o Uruguai, os esforços maiores vieram das mãos de Jayson Granger, com um boxscore de 25 pontos, cinco rebotes e dez assistências durante todo o jogo.

A Turquia dominou boa parte do embate, fechando na frente os quartos 1, 2 e 4. A superioridade turca provou-se também matematicamente com a análise dos rebotes. Somente de movimentos defensivos, a Turquia teve 52, mais do que os 47 uruguaios – somando os rebotes de ataque e de defesa dos sul-americanos. A seleção turca ainda conseguiu mais 12 rebotes defensivos.

Os canadenses jogarão contra a China nesta quarta, e a Turquia enfrenta a República Tcheca.

Próximos jogos do Pré-Olímpico de Victoria:

Grupo A

  • Canadá x China – quarta, 20h05

Grupo B

  • Turquia x República Tcheca – quarta, 23h35

Por Alice Barbosa.

Mais em Tóquio 2020