Siga o OTD

Esgrima

Alexandre Camargo e Bruno Pekelman são campeões em BH

Os esgrimistas levaram o título, respectivamente, na espada e no sabre, em disputas que abriram o Torneio Nacional Cidade de Belo Horizonte

Alexandre Camargo no pódio da espada do Torneio Nacional Cidade de Belo Horizonte
Pódio da espada masculina em Belo Horizonte (Foto: Divulgação/Academia Mestre Kato)

No primeiro dia do Torneio Nacional Cidade de Belo Horizonte de esgrima, Alexandre Camargo e Bruno Pekelman conquistaram o título das chaves masculina da disputa da espada e do sabre, respectivamente. As mulheres entram em ação nesta sexta-feira (13), em busca da taça na espada.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Alexandre, da equipe Academia Mestre Kato-PR, foi o campeão da espada masculina. Ele teve um ótimo início de competição, ganhando todos os seis duelos que fez na poule. No quadro de 32, o campeão da etapa derrotou Nicolas Ferreira, do Pinheiros, por 15 a 7. Em seguida, nas oitavas de final, vitória por 15 a 5 contra seu colega de equipe Gabriel Assis. Nas quartas de final, Camargo venceu Rafael Ribeiro, do Paulistano, por 15 a 12 para garantir uma medalha.

Na semifinal, Alexandre Camargo ganhou de Leopoldo Gubert, do CMPR Paraná, por 15 a 11. Na grande decisão, vitória por 15 a 11 em cima de Richard Grunhauser, do Pinheiros, mantendo sua invencibilidade no Circuito Nacional desde 2022. Gubert e Maurício Pellegrino, também do Pinheiros, ficaram com as medalhas de bronze.

“Foi um difícil por causa do calor e do ar seco. Eu que sou de Curitiba não estou muito acostumado. Tive combates difíceis desde o quadro de 32 e não esperava sentir tanto fisicamente. Mas foi bom, tive bons assaltos. Acho que no final o importante é que consegui desempenhar o suficiente“, declarou Alexandre.

Trajetória de Bruno Pekelman

Bruno Pekelman, do Pinheiros, iniciou sua participação no Torneio Nacional Cidade de Belo Horizonte com cinco triunfos e uma derrota na fase de poule. Depois, ele estreou no mata-mata derrotando Vitor Moura, do CDE Rio de Janeiro. Nas quartas, clássico contra um esgrimista do Paulistano e vitória por 15 a 9, diante de Renato Saliba. Para garantir o título, Pekelman precisou superar dois atletas do seu clube: Enrico Pezzi (15/12), na semifinal, e Matheus Becker (15/14), na grande decisão.

“Esse é um ano em que estou recuperando. No ano passado me lesionei, tive que operar, mas estou engatinhando, fazendo aos poucos. Até aqui foi um bom ano e somei mais um Nacional para a conta”, falou Pekelman.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Na terceira e última disputa do evento, 24 esgrimistas brigarão pelo taça nesta sexta-feira (13), a partir das 12h (horário de Brasília). Destaque para a participação de Maria Paro, Marcela Silva e Renata Zetterman, atletas que formaram parte da equipe brasileira que levou o ouro no Sul-Americano da modalidade, no final de agosto.

Bruno Pekelman (à esquerda) e Matheus Becker na final do sabre masculino em Belo Horizonte (Foto: Rosele Sanchotene/CBE)
Bruno Pekelman (à esquerda) e Matheus Becker na final do sabre masculino em Belo Horizonte (Foto: Rosele Sanchotene/CBE)

*Com informações da Confederação Brasileira de Esgrima

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Esgrima