Siga o OTD

Esgrima

Bulcão e Pistoia caem na última fase preliminar em Tbilisi

Bia Bulcão e Mariana Pistoia fizeram boas campanhas, mas caíram no jogo decisivo para avançar na Copa do Mundo de Tbilisi

Ana Beatriz Bulcão em ação na Copa do Mundo de florete em Tbilisi, junto a Mariana Pistoia
(Foto: Washington Alves/COB)

As brasileiras Ana Beatriz Bulcão e Mariana Pistoia fizeram boas campanhas na Copa do Mundo de florete em Tbilisi, na Geórgia, nesta sexta-feira (02). Bia foi bem nas poules, enquanto Pistoia cresceu no mata-mata. Ambas, no entanto, ficaram a uma vitória de avançarem à chave principal do evento. Outra esgrimista na competição, Ana Toldo não passou da fase inicial.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Ana Beatriz Bulcão iniciou sua boa jornada já nas poules, obtendo cinco vitórias e apenas uma derrota. Ela passou pela espanhola Maria Marino (5 a 2), pela venezuelana Anabella Gonzalez (5 a 0), pela sul-coreana Mi Oh Hye (5 a 4), pela dinamarquesa Laeticia Jorgensen (5 a 0) e pela georgiana Mariam Megrelishvili (5 a 1), caindo apenas para a húngara Aida Mohamed (5 a 0).

Dessa forma, Bia Bulcão ficou em segundo lugar em sua chave e garantiu a 20ª melhor campanha entre todas as 150 atletas que participaram da fase inicial. Por isso, garantiu bye na primeira rodada do quadro preliminar e entrou em ação somente na segunda fase. Valendo vaga na chave principal, a esgrimista brasileira perdeu para a ucraniana Alina Poloziuk e, assim, terminou em 66º lugar na classificação geral.

Já Mariana Pistoia teve um desempenho irregular na poule, vencendo apenas dois dos seis duelos que fez. Ainda assim, conseguiu classificação para o mata-mata. Ela superou a húngara Viktoria Mesteri por 15 a 13, mas acabou derrotada pela chinesa Wang Yuting, 11 a 9, no jogo decisivo por um lugar na chave principal. A brasileira ficou em 91º lugar na competição.

Ana Toldo não avança

Ana Toldo foi a outra atleta do país em ação na etapa de Tbilisi da Copa do Mundo de florete feminino. Diferente das compatriotas, no entanto, ela não teve um bom desempenho e perdeu seus cinco jogos na poule. Assim, não avançou de fase e se despediu na 151ª colocação da classificação geral (contando também as atletas que se garantiram de forma direta na chave principal).

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Esgrima