Siga o OTD

Esgrima

Com 16 anos, Matheus Becker fica em 52º. no Mundial juvenil de sabre

No sabre, Matheus Becker foi o brasileiro de melhor desempenho no primeiro dia do Mundial cadete e juvenil de esgrima, que está sendo disputado no Egito

Matheus Becker mundial cadete e juvenil de esgrima sabre
Augusto Bizzi/FIE

No primeiro dia do Mundial cadete e juvenil de esgrima, que está sendo disputado na cidade do Cairo, no Egito, Matheus Becker, de 16 anos, foi o brasileiro de melhor desempenho ao ser eliminado na fase de 64 do sabre e terminar na 52ª. colocação da categoria juvenil, que é para atletas de até 20 anos. No feminino, Luana Pekelman, na 67ª. posição, teve o melhor resultado.

A competição deste sábado começou com as disputas femininas do sabre juvenil. Das três brasileiras, apenas Luana Pekelman passou da fase de poules, mas foi eliminada logo no primeiro confronto de mata-mata, na fase de 128, para Dilyara Issabekova, do Cazaquistão, num jogo disputadíssimo que terminou em derrota da brasileira por 15 a 14.

+Pré-Olímpico das Américas de esgrima muda do Panamá para a Costa Rica

Na classificação final, Luana Pekelman ficou em 67º., Pietra Chierighini foi a 71ª. e Isabela Chen terminou em 87º. lugar. O detalhe é que Pietra, que teve duas vitórias e quatro derrotas nos poules, ficou apenas a uma posição de avançar para o mata-mata, já que 70 das 93 competidoras se classificaram.

No masculino, além de Matheus Becker, Gabriel Vasques, que ficou em 71º., se classificou para o mata-mata. Na competição para homens, avançavam 74 dos 98 competidores. Renato Saliba, em 75º, ficou por uma vaga de avançar, enquanto Marcos Gomez terminou em 84º. lugar.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Como ficou em 48º. no poules, Matheus Becker avançou direto para a fase de 64, enquanto Gabriel Vasques teve que jogar a de 128. Na tentativa de alcançar a mesma fase do compatriota, Vasques fez um duelo duríssimo contra o eslovaco Tei Zavirsek Zorz, mas perdeu por 15 a 13, e acabou mesmo na 71ª. posição do Mundial.

Com a eliminação de Gabriel Vasques, Matheus Becker passou a ser a última esperança do Brasil no primeiro dia de competições, mas o esgrimista não durou muito. Ele foi derrotado por Antoine Pagu, da França, por 15 a 5 e terminou a competição na 52ª. colocação.

“Achei que tive um bom rendimento para a minha idade, consegui passar direto o primeiro quadro. Poderia ter ido um pouco melhor na pule, por pouco não fiz cinco vitórias, mas estou satisfeito com o resultado. Campeonatos assim são ótimas maneiras de conseguir adquirir experiência, principalmente para o controle de emoções e evoluir a esgrima. Mas claro que para participar desses campeonatos exige um bom preparo, e sinto que tive, ao passar 2 semanas treinando na Geórgia. Talvez poderia ter feito um pouco mais, mas isso não é problema. O foco agora é amanhã, e iremos com tudo”, avisa Matheus, sobre a disputa na categoria cadete, neste domingo.

“Dos três atletas juvenis, dois conseguiram classificar para fase eliminatória e Pietra Chierighini ficou na primeira fase pelo saldo, embora tenha feito boa pule, com duas vitórias. Luana Pekelman e Gabriel Vasques foram eliminados no quadro de 128 em jogos muito disputados. Mostraram ótima postura diante de um resultado desfavorável e por pouco não reverteram. Já entre os cadetes, na categoria acima, Matheus Becker terminou no quadro de 64, o que é muito bom. Renato Saliba, Marcos Gomez e Isa Chen fizeram bons jogos também. Foi muito bom saber que não se intimidam e são capazes de executar ações complexas em uma competição de alto rendimento. Foi uma excelente preparação para a prova de amanhã”, disse Rodrigo Baldin, um dos técnicos da equipe.

O Mundial continua neste domingo com a competição cadete, para atletas de até 17 anos, de sabre. Estarão em ação Isabela Chen, Matheus Becker, Marcos Gomez e Renato Saliba, que também competiram no juvenil, categoria para participantes de até 20 anos.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Esgrima