Siga o OTD

Esgrima

Visando Tóquio, Bia Bulcão fala do prazer de retomar treinos

Após meses de treinos adaptados em casa, Bia Bulcão voltou a treinar na Missão Europa e se prepara para voltar à corrida olímpica por uma vaga em Tóquio

Bia Bulcão - Missão Europa - Tóquio-2020
Bia Bulcão ainda busca vaga em Tóquio-2020 (Instagram/biabulcao)

Após quase seis meses confinada em casa, por conta da pandemia de coronavírus, Bia Bulcão reencontrou o prazer de treinar esgrima da maneira convencional: em pista. Ela chegou ao Centro de Alto Rendimento de Rio Maior, em Portugal, na semana passada, para fazer parte da Missão Europa e retomar as atividades, de olho em Tóquio-2020.

Bia chegou a construir um boneco, o Dart, para treinar em casa durante o isolamento, que começou na segunda metade de março. Manteve os treinos físicos e alguns exercícios específicos na capital paulista, onde reside, mas sempre com as limitações naturais de quem não está em pista.

+Fora do Pré-Olímpico, seleção de polo aquático feminino critica falta de investimento

“Estou tentando me readaptar, voltando ao ritmo puxado, aos poucos. Treino a parte técnica de manhã e físico de tarde. Aqui consigo fazer uma boa preparação física, pois tem toda a estrutura que eu preciso e vou ter um ganho”, explicou.

“Temos sala de musculação, pista de atletismo, todo o material que eu preciso. O ginásio tem os aparelhos que necessito, a alimentação e a hospedagem são no mesmo lugar dos treinos. O COB nos fornece médica, fisioterapeuta, e isso não se compara aos treinos em casa”, completou.

Bia Bulcão usa a oportunidade na Missão Europa também para se preparar para buscar a vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. Ela vai permanecer mais dez dias em Portugal, quando segue para a Itália, onde retoma os treinamentos no local onde treinava antes da pandemia.

Corrida olímpica

As quatro melhores equipes do ranking mundial se classificam diretamente para Tóquio-2020. Atualmente, os Estados Unidos estão em quarto lugar, abrindo a vaga de equipes das Américas, que seria herdada pelo Canadá. A partir de então, a melhor atleta do continente no ranking olímpico, com exceção das norte-americanas e canadenses, tem a classificação assegurada.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Ainda faltando a pontuação de um Grand Prix, que aconteceria em março, a colombiana Saskia Loretta Garcia lidera essa corrida, e a brasileira ainda briga então por esta vaga pelo ranking olímpico. Por ter sido a primeira colocada no ranking nacional em 2019, Bia Bulcão será a representante do Brasil no Pré-Olímpico das Américas, em abril de 2021, no Panamá, que classifica mais uma atleta.

Mais em Esgrima