Siga o OTD

Esgrima

Missão Europa e Itália estarão no reinício de Bia Bulcão

Recomeçando a preparação para a busca da vaga olímpica, esgrimista treinará em Portugal e Itália, e pretende disputar pelo menos um torneio internacional antes de voltar ao país

Bia Bulcão celebra nova classificação olímpica da esgrima para tóquio 2020
Bia Bulcão integrará Missão Europa e depois irá para a Itália (Facebook/Biabulcao)

É hora da retomada para a esgrimista Bia Bulcão. A medalhista do florete feminino nos Jogos Pan-Americanos de Lima já tem um planejamento previsto de treinamentos para buscar a classificação aos Jogos Olímpicos de Tóquio. Nesta semana, ela reinicia as atividades, deixando para trás os treinos improvisados exigidos pelo distanciamento social.

“Eu consegui manter um bom condicionamento físico e fiz um trabalho específico. Claro que vamos ter uma perda, apesar desta manutenção. Minha expectativa agora é voltar ao ritmo de jogo. Retomar a parte técnica e específica. Acredito que em dois meses, com o volume de treinamentos e combates, estarei pronta para as competições. Esse período sem torneios serve para focar bem nos treinos”, analisa a atleta.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NOINSTAGRAM E NO FACEBOOK

Na quarta-feira (26), Bia Bulcão realiza uma reciclagem na Comissão de Desportos do Exército, no Rio de Janeiro. Ela permanece na capital carioca até sexta-feira. O passo seguinte é a Missão Europa, onde fará treinamentos em Rio Maior, Portugal, até 16 de setembro.

Após o fim da Missão Europa, é a vez de retornar ao Frascati Scherma, na Itália, onde treina habitualmente. Bia deixou o país no início de março, auge da pandemia, para disputar um torneio nos Estados Unidos, e não conseguiu mais retornar. Agora, retoma todo o trabalho planejado para os Jogos que aconteceriam em 2020.

Planejamento de Bia Bulcão prevê treinos no exterior; Esgrimista vai treinar em Portugal e Itália, e pretende permanecer ativa até o final do ano;
Bia Bulcão durante o Pan de Lima; atleta treinará em Portugal e na Itália (Washington Alves/COB)

Ao menos um

O planejamento a partir do final de novembro ainda depende de confirmação, por conta da evolução da pandemia. Bia Bulcão pretende disputar pelo menos um torneio internacional antes de retornar ao Brasil e realizar um estágio de treinos no Rio, em dezembro.

Ela deve disputar a vaga nos Jogos no Pré-Olímpico das Américas, em abril, no Panamá, além de participar de outros torneios internacionais que vierem a ser confirmados. Durante a pandemia, a esgrimista precisou usar a criatividade, por causa do isolamento em casa.

Sem poder treinar no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo, ela chegou a criar um companheiro de treinos, o boneco Dart. Foi uma solução de emergência para tentar manter algum tipo de treinamento específico com o florete.

Mais em Esgrima