Siga o OTD

Esgrima

Bia Bulcão celebra definição sobre classificação olímpica

Federação Internacional de Esgrima define novas datas dos eventos da classificação olímpica e Bia Bulcão projeta caminho até Tóquio 2020

Bia Bulcão celebra nova classificação olímpica da esgrima para tóquio 2020
Bia Bulcão, atleta do florete feminino (Facebook/Biabulcao)

Com as novas datas da classificação olímpica definidas pela Federação Internacional de Esgrima (FIE), a brasileira Bia Bulcão, do florete, poderá estabelecer novas metas para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Foram mais de dois meses de muita indefinição, cancelamentos de torneios, interrupção de treinos e volta ao Brasil, sem perspectivas de um novo planejamento.

A esgrimista, medalhista pan-americana do florete feminino, celebrou a possibilidade de refazer o planejamento.

“É muito bom isso. Ganhamos mais um ano. A cada ano que passa, me sinto melhor, então foi bom para mim, mesmo que eu esteja treinando no momento em casa. A ideia é retornar em breve ao mesmo planejamento que eu tinha no início do ano.”

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Bia Bulcão estava treinando na Itália quando os casos de coronavírus chegaram na Europa. Ela pretende retornar em breve, assim que existir novamente segurança para a realização dos treinamentos. Terá o desfalque importante de seu técnico até então, Gennady Miakotnykh, que morreu de insuficiência cardíaca em março, e que acompanhou a atleta desde os seus primeiros passos na esgrima.

Bia Bulcão celebra definição sobre classificação olímpica esgrima
Bia Bulcão e Gennady Miakotnykh (Facebook/Biabulcao)

Percurso até Tóquio

A classificação pelo ranking olímpico poderá ser realizada até o dia 5 de abril de 2021. Quando foi interrompida a corrida pelo ranking, restava apenas uma competição para a atleta: o GP de Anaheim, nos Estados Unidos, que foi cancelado.

“Vão existir várias competições antes do Pré-Olímpico, que servirão como preparação. É como se eu estivesse fazendo o mesmo caminho, um ano depois e mais experiente. Vejo como muito positivo”.

+ CBE tem três cenários para retorno das competições em 2020

Já o Pré-Olímpico, que aconteceria em abril e tinha Bia Bulcão como uma das atletas garantidas, foi adiado também em um ano, acontecendo no mesmo mês em 2021. O torneio estava marcado para o Panamá.

As quatro melhores equipes do mundo se classificam diretamente para os Jogos. Atualmente, os Estados Unidos estão em quarto lugar, abrindo a vaga de equipes das Américas, que seria herdada pelo Canadá. A partir de então, a melhor atleta do continente no ranking olímpico, excetuando-se norte-americanas e canadenses, terá a classificação assegurada.

Mais em Esgrima