Siga o OTD

Esgrima

Por Tóquio, Bia Bulcão disputa etapa russa da Copa do Mundo

Em em terceiro na corrida olímpica das Américas, Bia Bulcão disputa etapa da Copa do Mundo em Kazan, na Rússia

Bia Bulcão
(Augusto Bizzi/FIE)

Bia Bulcão estará novamente em ação a partir desta sexta-feira (21). A brasileira será uma das 153 atletas a disputar a etapa de Kazan, na Rússia, da Copa do Mundo de florete feminino, de olho também na classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

A competição vai até o próximo domingo, dia 23, e Bia Bulcão, atual número 83 do mundo, está na poule de número 15, que tem como melhor ranqueada a polonesa Julia Walczyk, 32º colocada do ranking.

Além delas, a poule conta com a egípcia Yara Elsharkawy (44º), a francesa Astrid Guyart (95º), a estadunidense Delphine Devore (163º), a coreana Garam Noh (214º) e a russa Kamilla Tsibirova (sem ranking).

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

“É uma etapa difícil, pois é uma das últimas chances de classificação olímpica. Tive a oportunidade de trabalhar bastante com meus treinadores, do Brasil e da Itália. Se eu jogar como na primeira fase em Turim, posso ir bem. Tenho que saber trabalhar os combates de 15. É a evolução de um processo”, avaliou a atleta.

Tóquio 2020

Bia Bulcão busca a vaga direta para a Olimpíada, via ranking, sem precisar disputar o Pré-Olímpico do Panamá, em abril.

Como os Estados Unidos estão entre as quatro melhores equipes do mundo do florete feminino (atualmente em quarto, 29 pontos na frente do Japão), abrem a vaga de equipe das Américas para o Canadá. Com isso, a disputa pela vaga olímpica de um atleta no continente fica para os demais países.

E quem lidera essa “corrida das Américas” é a colombiana Saskia Loretta Garcia, seguida pela venezuelana Anabella Gonzales. Na última competição que Bia Bulcão disputou, a etapa do Grand Prix de Turim, na Itália, ela fez a melhor campanha entre as atletas das Américas que brigam pela classificação e diminuiu para 1,50 ponto a sua diferença para Gonzales.

A etapa de Kazan ganha ainda mais importância para Bia, uma vez que Gonzales não irá competir e, com isso, a brasileira pode ultrapassá-la na corrida olímpica, ficando atrás apenas da colombiana Loretta Garcia, que por sua vez estará na Rússia.

Esta será a penúltima competição de Bia Bulcão antes do fim do período de classificação direta aos Jogos Olímpicos de Tóquio, via ranking. Além de Kazan, a brasileira ainda estará na etapa dos Estados Unidos do Grand Prix da modalidade, no dia 13 de maio.

Mais em Esgrima