Siga o OTD

Pan 2019

Pedra no sapato tira Moellhausen da final e ela leva bronze

Esgrimista brasileira perdeu para a mesma adversária que a havia tirado da final em Toronto a quatro anos atrás, mas sai de Lima com o pódio na espada

CBE Esgrima TCU COB
arquivo

A brasileira Nathalie Moellhausen conquistou a medalha de bronze na espada da esgrima dos Jogos Pan-Americanos de Lima nesta quarta-feira (7). Ela garantiu a medalha após passar para as semifinais, onde acabou sendo eliminada por Katharine Holmes, dos Estados Unidos, que a havia derrotado na semifinal do Pan de Toronto, em 2015.

Em Lima o combate terminou 15 a 9 e, a seguir, Holmes acabou levando o ouro. Na esgrima não há disputa de bronze, portanto os dois atletas que perdem as semis ficam com a medalha.

“Eu ainda não consegui encontrar a solução para a adversária que eu encontrei. Claramente eu ainda tenho que trabalhar como ganhar desta adversária. Ela é boa, faz parte do circuito internacional”, falou após o combate. “É uma pedra, mas todo mundo tem uma pedra no sapato. Parece que essa é a minha, mas as pedras sempre saem do sapato”, acrescentou, sem transparecer chateação por ter perdido novamente para Holmes.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=eJIPpzwQ3sI[/embedyt]

“Foi uma pena eu não conseguir ficar com o ouro. Pelo menos estou com uma medalha de bronze e posso ficar feliz de ter vindo até aqui, já que era uma competição extra em relação à programação do ano. Estou contente de ter ganhado esse bronze”.

+ CONFIRA DA PÁGINA DE ESGRIMA DO PAN

Foi a primeira competição dela após vencer o mundial de Budapeste, há menos de um mês. “Para mim era uma competição para me divertir, viver essa experiência. Eu acho muito lindo estar aqui, estão todos os brasileiros. É uma experiência boa, me permite ficar mais próxima do Time Brasil”, disse Moellhausen, que teve uma semana de férias após o mundial. “Cheguei com muita vontade de jogar. Hoje estava realmente muito motivada”.

GUIA PAN 2019 CALENDÁRIO    NOTÍCIAS

Amanda e equipes

Na trajetória desta quarta, Nathalie Moellhausen venceu quatro dos cinco duelos que fez nas poules e saiu como a melhor de sua chave. Logo a seguir teve um duelo caseiro contra Amanda Simeão, a outra brasileira na disputa, a quem venceu por 15 a 9 no placar.

“Infelizmente a gente se encontrou. Foi um bom combate. A gente é muito amiga, ela foi super correta na pista, jogou bem, estava um pouco com dor na mão também”, comentou. “Amanda está progredindo muito, ela está muito motivada. Eu sinto que a gente é uma boa equipe e que podemos fazer um bom trabalho juntas”, acrescentou. As duas voltam sábado a competir em Lima, lado a lado, no torneio por equipes.

Após vencer a compatriota, Moellhausen despachou a cubana Seily Venzant com muita autoridade, marcou 15 a 5. Essa vitória garantiu o bronze para a brasileira.

Nathalie Moellhousen, na esgrima dos Jogos Pan-Americanos

(Wander Roberto/COB)

Simeão, Peckeman e Bergamo

Amanda Simeão não fez uma boa fase de poules e conseguiu apenas uma vitória. Foi no último dos cinco combates, contra a costarriquenha Karina Dyner. Antes, havia enfrentado Katharine Holmes, a peruana Maria Luisa Calderon, a mexicana Elizabeth Lopez e a canadense Leonora Mackinnon.

Outros dois brasileiros foram para a pista neste terceiro dia de combates na esgrima, mas no sabre masculino. Bruno Peckelman ficou nas oitavas de final e Enzo Bergamo caiu ainda na fase de grupos, as chamadas poules.

Peckeman venceu três na fase de poules, após sair perdendo as duas primeiras. Ele enfrentou, pela ordem, o cubano Harold Martínez, Stefano Lucchetti, da Argentina, Eli Dershwitz, dos Estados Unidos, o venezuelano Eliecer Parra e o peruano Fabian Villafana.

Bergamo não conseguiu nenhuma vitória no terceiro dia da esgrima nos Jogos Pan-Americanos. Duelou contra o mexicano Julian Navarrete, o venezuelano Jose Heredia, o colombiano Sebastian Peña, o canadense Shaul Gordon e o argentino Pascual Di Tella.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Pan 2019