Siga o OTD

Paris 2024

Novo formato de disputa rumo aos Jogos de Paris-2024

Sai o combinado das três modalidades, fica a prova de Velocidade e entra um combo de Boulder com a disputa Guiada

Brasileiro de escalada
(Foto: Carol Coelho)

A estreia da escalada esportiva nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 foi um sucesso. O esporte foi apresentado para uma nova audiência e agradou, tanto que vai voltar para Paris-2024 e já está com um pé em Los Angeles-2028. Mas o modelo de competição utilizado em Tóquio, o combinado das três modalidades, não retorna mais para.

Em Paris-2024, o programa da escalada esportiva foi ampliado. Agora serão quatro medalhas de ouro e mais atletas competindo. Em Tóquio-2020, apenas duas medalhas de ouro foram distribuídas. Neste novo programa agora teremos disputas na Velocidade, de forma separada, e no novo combinado de Guiada e Boulder. Com as disputas nos dois naipes.

Depois do anúncio, a grande pergunta era como iria funcionar este novo combinado, mas agora a IFSC (Federação Internacional de Escalada Esportiva) já divulgou a primeira versão das regras que deverão ser utilizadas nos jogos de 2024.

O novo combinado vai usar um sistema de pontuação baseado em performance, com a pontuação final de cada atleta sendo a soma dos pontos acumulados nas duas modalidades. A pontuação máxima será de 200 pontos, igualmente distribuídos entre a Guiada e Boulder. Mas para dividir igualmente a pontuação e deixar mais equilibrado o peso das duas performances, alguns ajustes foram feitos, principalmente no boulder.

Boulder

Na fase do Boulder o total de pontos possíveis será de 100. A fase contará com 4 problemas valendo 25 pontos cada. A grande novidade é a existência de duas agarras zonas por boulder. A inclusão de uma zona extra se deu pela necessidade de separar melhor as performances em cada problema e equilibrar a quantidade de pontos possíveis entre as duas modalidades.

Em cada boulder o controle da primeira zona valerá 3 pontos, o controle da segunda zona valerá 6 pontos e o top, 25 pontos. Vale apontar que a pontuação de cada “trecho” já está somada com a anterior. Sendo assim a pontuação total do boulder poderia ser simplificada da seguinte maneira: Top (25) = 3 (Z1) + 3 (Z2) + 19 (Top)

Em caso de empates, será descontado 0.1 pontos de cada tentativa feita para o Top.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

escala novo combinado paris-2024
(Divulgação/abee.com.br)
Janja Garnbret escalada esportiva Paris-2024
(Olympic Channel)

Guiada

Na guiada, cada fase continua com apenas 1 via, escalada à vista e valendo um total de 100 pontos. A grande mudança é que agora haverá diferentes zonas de pontuação, que vão ficar cada vez maiores à medida que o atleta chega mais alto. A mudança foi feita para refletir o continuo aumento de dificuldade das vias e para ser melhor comparada com a performance do Boulder.

Somente as últimas 30 agarras valerão pontos, divididos da seguinte maneira: as últimas 15 agarras valerão 5 pontos cada, as 10 agarras abaixo destas valerão 2 pontos cada, e as 5 agarras abaixo destas valerão 1 ponto cada. Qualquer agarra abaixo dessa zona não valerá pontos. O “+” será usado apenas no caso de empates.

Estreia agendada

O novo modelo já tem estreia programada para o European Championships em Munique, no mês de agosto, e a IFSC incluiu no calendário uma etapa da Copa do Mundo que utilizará o novo formato, prevista para acontecer em outubro na China.

Assim como aconteceu com o combinado das 3 modalidades, este modelo não necessariamente é o que será usado em Paris-2024, já que ele deve ser testado e aprimorado, caso necessário, até os jogos.

Mais em Paris 2024