Siga o OTD

Atletismo

A lenda que venceu 5.000 m, 10.000 m e maratona em 1952

Em Helsinque, o tcheco Emil Zatopek entrou para a história ao alcançar o feito, até hoje inigualável, de ganhar as três provas na mesma edição dos Jogos Olímpicos

O tcheco Emil Zatopek é, ao lado do finlandês Paavo Nurmi, o maior nome das corridas de longa distância da história dos Jogos Olímpicos. Se Nurmi é até hoje o recordista de medalhas do atletismo, Zatopek conseguiu um feito inigualável. Foi campeão de todas as provas de fundo, 5.000 m, 10.000 m e maratona, na mesma Olimpíada, em Helsinque-1952.

Sexto filho de uma família pobre da então Tchecoslováquia, Emil Zatopek se tornou mundialmente conhecido como a “Locomotiva Humana”. Ao todo, ele bateu vinte recordes mundiais em variadas distâncias.

O regime pesado de treinamentos a que foi submetido durante toda a carreira lhe rendeu resultado logo em sua primeira participação em Jogos Olímpicos. Em Londres-1948, quando tinha 26 anos, conquistou a medalha de ouro nos 10.000 m e ficou com a prata nos 5.000 m.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Em Helsinque-1952, Emil Zatopek, com 30 anos, entrou para a história. A Locomotiva Humana não teve adversários aos vencer as três provas de longa distância que disputou: os 5.000 m, os 10.000 m e a maratona.

Em 1953, Emil Zatopek esteve no Brasil para disputar a Corrida de São Silvestre, realizada sempre no último dia de cada ano. Na prova, realizada pelas ruas de São Paulo, o tcheco venceu com extrema facilidade.

Emil Zatopek encerrou sua carreira quatro anos depois em Melbourne-1956. Ele participou da maratona apenas 45 dias depois de se submeter a uma cirurgia de hérnia. Apesar de o médico lhe recomendar dois meses sem correr, completou a prova em sexto lugar.

Vale lembrar que Emil Zatopek só disputou três vezes os Jogos Olímpicos porque as edições de 1940 e 1944, quando tinha 18 e 22 anos, respectivamente, foram canceladas por causa da Segunda Guerra Mundial.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Atletismo