Siga o OTD

Heróis Olímpicos

Arquiteto belga é o recordista de medalhas do tiro com arco

O belga Hubert Van Innis é o maior vencedor da história do tiro com arco nos Jogos Olímpicos com seis medalhas de ouro e quatro de prata

Melhor desempenho de Hubert Van Innis aconteceu em Antuérpia-1920 com quatro ouros e duas pratas (Reprodução)

O maior medalhista da história do tiro com arco é o belga Hubert Van Innis, arquiteto de profissão, que disputou apenas duas edições de Jogos Olímpicos e subiu dez vezes no pódio ao conquistar seis ouros e quatro pratas.

É verdade que Hubert Van Innis competiu numa época em que haviam muito mais provas no tiro com arco do que atualmente. Hoje em dia, um atleta pode ganhar no máximo três medalhas numa mesma edição, já que no programa olímpico atual só existem as competições individuais, por equipes e duplas mistas, todas disputadas na modalidade arco recurvo.

PARIS-1900

Nos Jogos de Paris-1900, quando Hubert Van Innis, aos 34 anos, fez sua estreia olímpica, o tiro com arco contava com oito provas no programa, todas elas masculinas. O arqueiro belga participou de cinco delas e ganhou medalha em quatro.

Hubert Van Innis foi ouro na prova Au Chapelet de 33 m e na Au Cordón Doré de 33 m e ganhou a medalha de prata na Au Cordón Doré 50 m e na Championnat Du Monde. Ele só não subiu ao pódio na Au Chapelet de 50 m, competição em que ficou na quarta colocação.

+SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

O recorde histórico de Hubert Van Innis poderia ser ainda maior se o belga não tivesse ficado ausente dos Jogos Olímpicos de Saint Louis-1904 e Londres-1908. Em Estocolmo-1912, o tiro com arco ficou de fora da programa e Berlim-1916 foi cancelada por causa da Primeira Guerra Mundial. Assim, o arqueiro que fez história em Paris-1900, só voltou à disputa duas décadas depois em Antuérpia-1920.

ANTUÉRPIA-1920

A sede dos Jogos Olímpicos de 1920 fica a apenas 34,5 km da cidade em que Hubert Van Innis nasceu. Ou seja, ele competiu em casa e deu show. Ele ganhou medalha em todas as seis provas que participou, quatro de ouro e duas de prata.

Hubert Van Innis venceu as provas individuais de 28 m e 33 m e as por equipe de 33 m e 50 m. Além disso, ficou com a prata na disputa individual de 50 m e nos 28 m por equipes.

As seis medalhas de ouro e quatro de prata conquistadas em duas edições olímpicas por Hubert Van Innis poderiam ser em número maior também não fosse o fato do tiro com arco ter sido retirado do programa dos Jogos Olímpicos depois de Antuérpia-1920 e só foi voltar em Munique-1972.

CAMPEÃO MUNDIAL AOS 67 ANOS

Apesar da última participação do arqueiro belga nos Jogos Olímpicos ter acontecido quando ele tinha 54 anos, o belga se manteve em alto nível ainda por bastante tempo. Em 1933, quando ele tinha 67 anos, foi campeão mundial por equipes de tiro com arco.

A história de Hubert Van Innis no tiro com arco deixou heranças na família. Seus bisnetos são arqueiros e já disputaram campeonatos mundiais da modalidade. Phillipe Prieels, que tem hoje 67 anos, chegou a ser 19º. colocado do ranking mundial em 2006, enquanto Sarah Prieels tem 30, foi terceira do mundo em 2017 e atualmente está na 19ª. posição. Ambos competem no arco composto, que não é a modalidade disputada atualmente nos Jogos Olímpicos.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Heróis Olímpicos