Siga o OTD

Heróis Olímpicos

O índio campeão olímpico, que foi injustiçado por 70 anos

Campeão olímpico do pentatlo e do decatlo em Estocolmo-1912, Jim Thorpe jogou profissionalmente beisebol e futebol americano

Jim Thorpe teve suas duas medalhas de ouro cassadas por 70 anos sob acusação de profissionalismo

Jim Thorpe é como ele ficou mundialmente conhecido, mas seu nome original é Wa Tho Huck, que significa “Caminho Brilhante” na língua indígena da reserva localizada em Oklahoma, onde nasceu. Filhos de pais mestiços, mistura de índio com europeu, ele se tornou um dos maiores atletas de todos os tempos. Em Estocolmo-1912, foi ouro tanto do pentatlo como do decatlo, mas perdeu suas medalhas um ano depois, quando foi descoberto que ele recebia dinheiro para jogar em ligas menores de beisebol. A injustiça só foi desfeita sete décadas depois, quando seus prêmios foram devolvidos a seus familiares, 29 anos após sua morte.

SHOW EM ESTOCOLMO-1912

Nos Jogos Olímpicos de Estocolmo-1912, ninguém foi tão brilhante quanto Jim Thorpe. O americano foi campeão do decatlo sem dar chances a seus adversários. Ele venceu o salto em distância, os 200m rasos, o lançamento de disco e os 1500 m rasos, além de ficar em terceiro lugar no lançamento de dardo.

Uma semana depois, competiu no decatlo, que naquela Olimpíada foi disputado em três dias. Jim Thorpe foi extremamente regular. Entre 29 competidores, seus piores resultados foram os quarto lugares obtidos nos 400 m rasos e no lançamento de dardo. Fora isso, ele venceu no arremesso de peso, salto em altura, 110 m com barreiras e 1500 m e ficou em terceiro lugar nos nos 100m rasos, salto em distância, lançamento de disco, salto com vara.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

O rei da Suécia deu a Jim Thorpe suas medalhas de ouro e disse-lhe: “Você, senhor, é o maior atleta do mundo” num referência às vitórias no decatlo e do pentatlo do atleta, que também foi quarto colocado no salto em altura e sétimo no salto em distância em Estocolmo-1912.

Na volta aos Estados Unidos, Jim Thorpe foi recebido com festa e desfilou em carro aberto na Broadway, mas, cerca de seis meses depois, ele teve suas medalhas retiradas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Ele foi considerado profissional pela entidade por receber US$ 25 dólares semanais para jogar em ligas menores de beisebol. A justificativa é que isso violava os preceitos de amadorismo que vigoravam na época.

BEISEBOL

jim thorpe jogando beisebol
Jim Thorpe jogou por sete anos na MLB, a principal liga profissional de beisebol

O fato é que Jim Thorpe era um super-atleta com aptidão física para jogar diversos esportes. Na Carlisle Indian School em Carlisle, Pensilvânia, onde estudou, ele se tornou uma lenda do futebol americano. Aliás, ele é considerado o maior jogador da modalidade antes da Primeira Guerra Mundial.

No beisebol, depois de jogar em ligas menores na época dos Jogos Olímpicos, ele foi contratado em 1912 para defender o New York Giants. Foram sete anos na Major League Baseball (MLB) com passagens também pelo Cincinnati Reds e no Boston Braves. Entre 1920 e 1922, ele voltou a jogar em ligas menores.

+ CONHEÇA O BLOG CURIOSIDADES OLÍMPICAS

FUTEBOL AMERICANO

Em 1915, enquanto ainda jogava beisebol na liga principal, Jim Thorpe assinou contrato com o Canton Bulldogs, time profissional de futebol americano. Na época, ele recebia US$ 250 por jogo.

jim thorpe no futebol americano
Jim Thorpe é considerado um dos melhores jogadores de todos os tempos da NFL

A National Football League (NFL), liga profissional de futebol americano, só foi estabelecida em 1920 com a participação de quatro times de Ohio (Akron, Canton, Cleveland e Dayton). Por causa de seu nome e destaque, Thorpe foi nomeado o primeiro presidente da liga e continuou a jogar, já que era o principal cartão de visitas da modalidade.

Para se ter uma ideia do que Jim Thorpe representou para o futebol americano, a Football Digest produziu um especial de fim de século em junho de 1999, listando os 100 melhores jogadores de todos os tempos e o campeão olímpico de Estocolmo-1912 foi classificado em 17º.

Quando sua carreira como atleta terminou, Jim Thorpe voltou-se para Hollywood. Ele trabalhou como figurante e dublê em vários filmes, mas nunca ganhou muito dinheiro como ator. Mais tarde, ele começou a beber muito e acabou morrendo em 1953. Ele vivia apenas em um trailer, longe do glamour e da fama de um dos maiores atletas de todos os tempos.

FIM DA INJUSTIÇA

Ao longo dos anos foram feitas inúmeras tentativas de recuperar as medalhas cassadas. O americano Avery Brundage, que foi presidente do COI entre 1952 e 1972, passou o mandato todo sem rever o caso. O dirigente foi adversário de Jim Thorpe tanto no pentatlo como no decatlo em Estocolmo-1912.

Em 1982, 29 anos depois da morte do atleta, a família Thorpe, auxiliada por Bob Wheeler, um dos biógrafos do super-atleta, e sua esposa, Florence Ridlon, teve sucesso em sua longa luta para ter as medalhas restauradas pelo Comitê Olímpico Internacional. 

Foi revelado na Sports Illustrated que um fator chave nesta decisão foi uma descoberta de Ridlon, que encontrou um panfleto na Biblioteca do Congresso que continha as regras e regulamentos para os Jogos Olímpicos de 1912. Segundo as regras, as reclamações contra a elegibilidade de qualquer atleta olímpico em 1912 deveria ter sido feito, no máximo, dentro de 30 dias após a entrega dos prêmios. O anúncio da carreira profissional no beisebol de Thorpe ocorreu em janeiro de 1913. Assim, quase seis meses após o fim das Olimpíadas, sua desqualificação foi completamente injustificada.

Em 18 de janeiro de 1983 em Los Angeles, medalhas comemorativas foram entregues a Bill e Gail Thorpe, dois dos filhos de Thorpe.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Heróis Olímpicos