Siga o OTD

Heróis Olímpicos

Alemão disputou quatro esportes e foi pódio em dois em 1896

Carl Schuhmann entrou para a história ao disputar quatro esportes diferentes em Atenas-1896 e ganhar medalha em dois deles

Carl Schuhmann em ação na ginástica artística de Atenas-1896 (Albert Meyer)

O alemão Carl Schuhmann foi o responsável por um feito em Atenas-1896, que seria impensável nos dias de hoje. Ele competiu em nada mais, nada menos do que quatro esportes diferentes, ganhou medalha em dois deles, sendo campeão de quatro provas.

O principal esporte de Carl Schuhmann era a ginástica artística, modalidade em que venceu três competições, mas ele disputou também luta greco-romana, outra que ganhou, atletismo e levantamento de peso.

ATLETISMO E LEVANTAMENTO DE PESO

A epopeia de Carl Schuhmann nos Jogos Olímpicos de Atenas-1896 começou logo na primeira prova do programa: o salto triplo, disputado no dia 6 de abril. O americano James Connolly se tornou o primeiro campeão olímpico de todos os tempos ao vencer a prova, que teve o alemão na quinta colocação.

+SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

No dia seguinte, Carl Schuhmann disputou mais duas provas do atletismo, o salto em distância e o arremesso de peso, sem, no entanto, conseguir também chegar perto de um lugar no pódio, e também o levantamento de peso em que terminou na quarta colocação empatado com o grego Georgios Papasideris.

GINÁSTICA ARTÍSTICA

Depois de um dia de descanso, Carl Schuhmann partiu para sua especialidade: a ginástica artística. Em dois dias de competição, disputou sete provas e venceu três: salto de cavalo individual e as competições por equipe da barra fixa e das barras paralelas.

LUTA GRECO-ROMANA

Mas a cereja do bolo ainda estava por vir. Carl Schuhmann se classificou para a final da luta greco-romana ao vencer seu primeiro combate contra o britânico Launceston Elliot. Na disputa do título de campeão olímpico, o alemão teve pela frente o favorito grego Georgios Tsitas.

A luta greco-romana não era disputadas nas mesmas regras atuais, já que combate não acabava enquanto não houvesse um vencedor. Depois de quarenta minutos, o confronto foi adiado para o dia seguinte por falta de luz. Quando a luta recomeçou, Carl Schuhmann conseguiu a vitória e faturou sua quarta medalha de prata (em Atenas-1896 não havia medalha de ouro e os vencedores ficavam com a prata) unsere seite.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Heróis Olímpicos