Siga o OTD

Curiosidades olímpicas

Brasileira mais jovem a disputar uma Olimpíada tinha 13 anos

Talita de Alencar Rodrigues estava a nove dias de completar 14 anos quando representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres-1948

Talita é a segunda, da esquerda para a direita, da foto da equipe que representou o Brasil no revezamento 4 x 100 m livre em Londres-1948 (Arquivo Pessoal)

Nascida em 23 de agosto de 1934, Talita de Alencar Rodrigues, então nadadora do Fluminense, foi a atleta mais jovem a defender o Brasil nos Jogos Olímpicos em toda a história. Ela tinha 13 anos e 347 dias quando disputou a final do revezamento 4 x 100 m livre feminino em que o país terminou na sexta colocação na Olimpíada de Londres-1948.

A final aconteceu nove dias antes de Talita de Alencar Rodrigues completar 14 anos. A equipe brasileira, que contava também com Eleonora Schmitt, Maria da Costa e Piedade Coutinho, completou o revezamento em 4min49s1 e ficou bem distante do pódio, já que a Holanda, que ficou com a medalha de bronze terminou a prova 17s5 mais rápido do que o Brasil. Os Estados Unidos ficaram com o ouro e a Dinamarca com a prata.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Apesar de não ter conquistado medalha em Londres-1948, a mais atleta mais jovem a defender o Brasil nos Jogos Olímpicos deixou sua marca nos Jogos Pan-Americanos. Talita de Alencar Rodrigues foi bronze no revezamento 4 x 100 m live na edição de Buenos Aires-1951, competinho ao lado de Piedade Coutinho, Idamis Busin e Ana Lúcia Santa Rita. Além disso, ficou em quinto lugar nos 200 m live.

Talita Alencar Rodrigues é a única atleta brasileira a disputar os Jogos Olímpicos com 14 anos incompletos. Quem mais se aproximou dela foi outra nadadora, Cristina Teixeira, que participou da Olimpíada de Munique-1972 com 14 anos e 65 dias.

+ CONHEÇA O BLOG CURIOSIDADES OLÍMPICAS

Na terceira colocação como atleta mais jovem a defender o Brasil nos Jogos Olímpicos, aparece Natália Scherer, da ginástica rítmica, que tinha 14 anos e 336 dias, em Sydney-2000.

O homem com menos idade a representar o Brasil numa edição de Jogos Olímpicos veio também da natação. Rômulo Arantes tinha 15 anos e 77 dias quando estreou na Olimpíada de Munique-1972. Com essa idade, ele fica na quarta colocação como brasileiro mais jovem a ir para os Jogos Olímpicos.

Mais em Curiosidades olímpicas