Siga o OTD

COB

Gustavo Borges e Rogério Sampaio entram no Hall da Fama

Medalhistas olímpicos em Barcelona-1992, Gustavo Borges e Rogério Sampaio são imortalizados no Hall da Fama do COB

Gustavo Borges e Rogério Sampaio Hall da Fama do COB
Gustavo Borges e Rogério Sampaio com placa do Hall da Fama (Foto: William Lucas/COB)

Mais duas lendas foram imortalizadas no Hall da Fama do Comitê Olímpico do Brasil (COB) nesta terça-feira (26). Gustavo Borges, dono de quatro medalhas olímpicas na natação, e Rogério Sampaio, campeão olímpico do judô em Barcelona-1992, eternizaram suas mãos no memorial de homenagem que homenageia os grandes atletas olímpicos brasileiros. A cerimônia aconteceu em um evento realizado pelo COB em São Paulo, em alusão ao marco de dois anos para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

+ COB detalha planejamento esportivo e logística operacional para Paris 2024

“O Programa Hall da Fama foi criado para contemplar as personalidades do esporte brasileiro. Hoje, acrescentamos nessa galeria essas duas figuras importantíssimas do movimento olímpico brasileiro, que são Gustavo Borges e Rogério Sampaio. Particularmente, fico bastante orgulhoso. É um momento muito especial, pois acompanhei a trajetória do Gustavo e principalmente a do Rogério, com quem pude estar mais perto”, ressaltou Paulo Wanderley, presidente do COB e que foi treinador de Rogério em Barcelona-1992.

Gustavo Borges

Gustavo Borges recebe homenagem do COB (Foto: William Lucas/COB)

Um dos maiores nomes da natação mundial, Gustavo Borges soma, além das quatro medalhas olímpicas, 19 conquistas em Jogos Pan-Americanos. O feito o coloca como o segundo maior medalhista brasileiro na história da competição intercontinental. Por ter marcas expressivas, inclusive recordes mundiais em piscina curta, Gustavo também teve o reconhecimento e foi contemplado com um lugar no Hall da Fama Internacional da Natação, que tem sede na Flórida (EUA). O atleta se tornou o segundo brasileiro na seleta lista ao lado de Maria Lenk, que recebeu a honraria em 1988.

“Para mim é uma emoção muito grande estar aqui, ainda mais dividindo o palco com Rogério e outros medalhistas que já estiveram nessa posição. A data não poderia ser mais especial, já que 26 de julho é o dia da minha estreia olímpica, em Barcelona 1992. É espetacular relembrar e reviver essa memória, essa história olímpica que começou em 92 e terminou em 2004 e só tenho a agradecer por essa homenagem”, pontuou Gustavo Borges.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Rogério Sampaio

O segundo homenageado a entrar no Hall da Fama do COB foi o campeão olímpico de judô Rogério Sampaio. A conquista do atual diretor-geral do COB foi a única medalha de ouro individual do Brasil em Barcelona 1992. Rogério também conquistou o bronze no Campeonato Mundial, realizado no Canadá, no ano seguinte. Ele recebeu a placa do Hall da Fama das mãos do presidente da entidade, Paulo Wanderley, que era o seu treinador à época e faz parte da história do medalhista olímpico.

Rogério Sampaio imortalizando suas mãos para o Hall (Foto: William Lucas/COB)

“Celebrar esse momento tão especial para mim é muito emocionante. No dia 1º de agosto, completo 30 anos do maior momento da minha carreira e eu lembro muito das emoções daquele dia e de estar perto dos meus ídolos. E hoje aqui no Hall da Fama eu me sinto também mais ao lado de outros atletas que se tornaram ídolos do esporte brasileiro”, reforçou Rogério Sampaio.

+ Paris 2024 divulga calendário de competições e preço dos ingressos

O Hall da Fama do COB foi criado em 2018 com o objetivo de exaltar, difundir e eternizar aqueles que fazem a história do Movimento Olímpico do Brasil. Atualmente, já possui 23 homenageados, entre atletas e treinadores de modalidades olímpicas. Todos os integrantes terão seus moldes expostos em um local de preservação da memória olímpica montado pelo COB. Além disso, há um espaço no Hall da Fama Digital, lançado em junho de 2021, quando a entidade completou 107 anos.

Mais em COB