Siga o OTD

Jogos Sul-Americanos da Juventude

Brasil embarca para os Jogos Sul-americanos da Juventude

Primeiro grupo de atletas participou de bate-papo com a campeã olímpica Rebeca Andrade antes da viagem para os Jogos Sul-Americanos da Juventude

Embarque jogos sul-americanos da juventude rosario 2022
Divulgação/Time Brasil

Depois de dois dias reunidos no Rio de Janeiro em evento de concentração organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), o primeiro grupo de atletas do Time Brasil embarcou nesta terça-feira, dia 26, para Rosário, Argentina, para disputar os Jogos Sul-americanos da Juventude. E a despedida teve motivação extra. Horas antes de saírem para o aeroporto, a delegação participou de um bate-papo com a campeã olímpica Rebeca Andrade.  

“O evento de concentração é fundamental para que tenhamos sucesso nesse início da Missão. É muito bom ter a oportunidade de estar com os atletas aqui reunidos. As palestras educativas e motivacionais contribuem para o desenvolvimento deles e são fundamentais para o sucesso esportivo e a trajetória saudável de formação do atleta. Este nível dos serviços e o suporte que o COB está dando para os atletas mostram as grandes oportunidades que eles podem ter pela frente. Ter a Rebeca e o Chico [técnico Francisco Porath] falando de sua trajetória foi a cereja do bolo. Foi muito motivante para a turma que está embarcando nessa primeira onda”, declarou Kenji Saito, Chefe da Missão Rosário 2022 e diretor de Desenvolvimento do COB, citando o treinador Francisco Porath, que também participou da roda de conversa.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Ao todo, atletas de 14 modalidades viajaram para Rosário, em voo fretado, nessa primeira onda. Judô e karatê, embarcam no sábado, dia 30. O terceiro e último grupo, formado por 12 modalidades, sai do Brasil no dia 3 de maio e também fará um período de concentração na véspera.

O evento teve um dia e meio de intensa programação de palestras e atividades de temas variados. Foram abordados assuntos como educação e prevenção ao doping, esporte antirracista, história e valores olímpicos, além de aulas práticas de prevenção de lesões, dinâmicas de preparação mental e um bate-papo com a saúde da mulher atleta com ginecologista esportiva Tathiana Parmigiano. No segundo e último dia, os atletas tiveram o encontro inspirador com Rebeca e Porath. 

“Essa é uma troca de experiências que eu adoro. Eu falo das vivências que eu tive, que eles vão começar a ter agora. Eu gosto muito de compartilhar um pouco mais da minha história. Lembro da importância de saber que muitas pessoas estavam torcendo por mim nesse começo, que eles queriam me ver evoluindo no esporte. E poder compartilhar isso não só com as pessoas da ginástica, mas com tantas outras modalidades, é muito legal”, afirmou Rebeca Andrade, que participou dos Jogos Sul-americano da Juventude em 2013, em Lima (PER).

“Eu tento passar tranquilidade para eles. Uma missão dessa tem muitos pontos parecidos com os Jogos Olímpicos. Então, poder aproveitar isso agora e lá na frente ver que você já passou por experiência similar é muito importante”, valorizou a campeã olímpica.

A oportunidade de ouvir de perto as histórias da carreira de Rebeca no dia do embarque para Rosário motivou os atletas do Time Brasil. “Eu já acompanhava a Rebeca, mas só de vê-la pertinho foi incrível. Foi muito bom conhecer um pouco da história dela. Ela me inspira e estava ali na minha frente disponível para responder as nossas perguntas. A conversa que ela teve com a gente virou uma chave em mim. Ela disse que nós podemos mais! Eu estava pensando que essa seria a única vez que eu iria participar de um evento como esse, mas não! Eu sou jovem ainda, eu posso mais. E isso foi muito importante de ouvir, uma motivação a mais”, afirmou a atleta de rugby Ketlyn Luz, que nasceu em Pelotas (RS) e treina em São Paulo. Ela também exaltou outro encontro da concentração para Rosário. “A palestra da saúde da mulher foi essencial para mim. Muito importante saber mais sobre isso. Eu vou buscar saber mais”, destacou.

Rosário 2022

A Cerimônia de Abertura do Jogos Sul-americanos da Juventude acontecerá no dia 28, e o Brasil terá como porta-bandeiras a nadadora Stephanie Balduccini e o atleta de taekwondo Henrique Fernandes. Mas, antes disso, já haverá Brasil em ação em Rosário, nas quadras de tênis, cuja competição começa no dia 27, ainda sem chaves definidas. 

Em Rosário, o Brasil contará com 230 atletas de até 18 anos em 26 modalidades: atletismo, badminton, basquete 3×3, boxe, ciclismo, escalada esportiva, esgrima, futsal, ginástica artística, handebol de praia, hóquei na grama, judô, karatê, levantamento de pesos, natação, patinação artística, patinação velocidade, rugby, skate street, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo, vôlei de praia e wrestling.

A terceira edição dos Jogos Sul-americanos da Juventude reunirá 2.500 atletas de 15 países do continente e terá um conceito inovador. Todas as competições serão realizadas em um mesmo local, no Parque da Independência, o que promete ser o grande diferencial do evento, com grande envolvimento da população local.

Mais em Jogos Sul-Americanos da Juventude