Siga o OTD

COB

Começa eleição para a nova Comissão de Atletas do COB

Pleito vai de segunda até quarta-feira com 62 atletas confirmados na disputa pelas 25 vagas visando o ciclo entre 2021 e 2024

Eleição Comissão de Atletas do COB Thiago Camilo
Judoca Tiago Camilo, presidente da atual Comissão de Atletas do COB (Heitor Vilela/COB)

A eleição dos novos integrantes da Comissão de Atletas do COB (Comitê Olímpico do Brasil), a CACOB, começou nesta segunda (9) e vai escolher 25 integrantes para o ciclo entre 2021 e 2024. O processo termina na quarta (11).

O pleito tem 62 candidatos, sendo 32 mulheres e 30 homens. Serão eleitos 21 atletas que tenham participado dos Jogos Olímpicos Londres 2012, Sochi 2014, Rio 2016 ou PyeongChang 2018, além de outros quatro que tenham participado exclusivamente de Jogos anteriores a 2012.

Estão aptos a votar na eleição para a Comissão de Atletas do COB atletas olímpicos que tenham participado de pelo menos uma das duas últimas edições dos Jogos Olímpicos de Inverno (2014 e 2018) ou de Verão (2012 e 2016).

Três votos

Cada eleitor um terá, obrigatoriamente, três votos: um em um candidato do sexo feminino e outro do masculino para eleger um candidato que tenha participado de pelo menos uma das duas últimas edições dos Jogos, e um terceiro voto para eleger quem tenha participado exclusivamente de Jogos Olímpicos anteriores a 2012.

Criada em 2009, a CACOB teve participação histórica na eleição do COB em outubro. Com direito à 12 votos, os atletas foram decisivos na escolha do presidente, vice e membros do conselho administrativo da entidade. A partir desse próximo ciclo, 19 deles terão poder decisório.

Missão

A Comissão de Atletas do COB tem como objetivos estabelecer um ambiente de discussão e oferecer sugestões, recomendações ou informações sobre quaisquer assuntos relacionados com o Movimento Olímpico.

Além disso, representar direitos e interesses dos atletas olímpicos, incentivar a presença feminina no esporte, apoiar o desenvolvimento da educação dos jovens através do esporte, dentre outros.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Tem, ainda, a responsabilidade de examinar questões relativas aos atletas olímpicos, manter contato constante com outras comissões de atletas nacionais e internacionais, apresentar sugestões nas questões referentes ao controle de dopagem, fazer indicação para eleição da Comissão de Atletas do COI, além de elaborar o relatório anual da Comissão de Atletas do COB e divulgar deliberações e ações em andamento.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em COB