Siga o OTD

Ciclismo Estrada

Tota Magalhães fecha penúltima etapa do Giro D’Itália em 76º

Em prova marcada por muitas inclinações, brasileira ficou em 76º lugar e se manteve em 72º no Giro D’Italia

Tota Magalhães em ação no Giro D'Italia Feminino
(Foto: Giro D'Italia Women)

A brasileira Tota Magalhães fechou a sétima e penúltima etapa do Giro D’Itália Feminino de ciclismo estrada na 76ª colocação. Ela fechou os 120km de percurso entre Lanciano e Blockhaus em 4h51min56s, mais de 44 minutos atrás da primeira colocada. A atleta da Bepink – Bongioanni não pontuou na disputa das montanhas e caiu para a oitava colocação na classificação.

+SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Diferente do que aconteceu nas primeiras etapas do Giro, não houve pelotões bem definidos. A etapa foi marcada por longas subidas, o que fez com que as atletas se dispersassem. Tota ficou para trás e não acompanhou as líderes, terminando no top-80, com gap de 44min22s para a australiana Neve Bradbury (Canyon//SRAM Racing), que venceu com 4h17min34s.

Também houve muitas desistências nesta sétima etapa. Uma delas foi a da canadense Clara Emond (EF Education-Cannondale), que liderava com folga a classificação da montanha. Quem assumiu a primeira colocação foi a belga Justine Ghekiere (AG Insurance – Soudal Team), que venceu um dos sprints do dia e chegou a 41 pontos. A também belga Lotte Kopecky (Team SD Worx-Protime) é a segunda colocada, com 34 pontos.

Tota Magalhães, que chegou a vestir a camisa azul de Rainha das Montanhas no início da semana, não pontuou no dia e caiu para a oitava colocação na classificação dessa disputa. A brasileira aparecia em quarto lugar antes da penúltima etapa e perdeu quatro posições na corrida, seguindo com 13 pontos somados.

Classificação geral

Já na classificação geral, Tota se manteve na 72ª colocação, com um gap de 1h25min08s para a priemria colocada. A liderança segue com a italiana Elisa Longo Borghini (Lidl – Trek), que tem 20h42min43s acumulados. Ela tem apenas um segundo de frente sobre Lotte Kopecky, que aparece em segundo lugar. Na classificação de pontos, Tota é a 16ª com 18 pontos. Kopecky lidera com 154.

Resta apenas uma etapa para o fim do Giro D’Itália Feminino, uma das competições mais prestigiadas do ciclismo estrada mundial. A prova final ocorrerá neste domingo (14), reunindo 117km entre Pescara e L’Aquila. Tota Magalhães também utiliza o evento como preparação para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, que começam em 13 dias.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Ciclismo Estrada