Saint-Quentin-En-Yvelins – China e Holanda conquistaram as primeiras medalhas de ouro dos Jogos Paralímpicos de Paris-2024. Cada um deles obteve dois pódios dourados no ciclismo de pista, modalidade que distribuiu as primeiras láureas desta edição, nesta quinta-feira (29), no Velódromo Nacional. Com uma dobradinha na perseguição individual 3.000m C1 masculino, o país asiático aparece na liderança do quadro de medalhas.
+SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Em prova que contou com o brasileiro Carlos Alberto Soares, Li Zhangyu levou o ouro na perseguição C1 masculina, superando o compatriota Liang Weicong. Na qualificatória, Li bateu o recorde mundial da prova. O bronze da disputa ficou com o espanhol Ricardo Ten Argiles.
- Audiência de atropelador de Luisa Baptista é marcada para 2025
- Brasileiros conquistam medalhas na maratona aquática
- Brasil termina em 13º na fossa olímpica do Mundial Júnior
- Brasil conquista cinco medalhas no Aberto de Montenegro
- Luiz Felipe Azevedo é quarto no Grand Prix de El Jadida
O outro ouro da China do dia veio com Wang Xiaomei, que venceu a perseguição individual 3.000m C1-3 feminina ao superar a britânica Daphne Scrager na final. O bronze ficou com a suíça Flurina Rigling, que venceu a alemã Maike Hausberger na disputa decisiva.
Já a Holanda conquistou a primeira medalha de ouro da Paralimpíada, com Caroline Groot, que venceu o contrarrelógio 500m C4-5, com o tempo de 35s566. A francesa Marie Patouillet levou a prata com 36s700, enquanto a canadense Kate O’Brien foi bronze com 37s370.
O outro ouro holandês veio foi obtido por, na perseguição individual 4.000m B. Ele superou o britânico Stephen Bate na decisão. O italiano Lorenzo Bernard ganhou do também holandês Vincent ter Schure na disputa pelo bronze e obteve uma medalha.
Os Jogos Paralímpicos de Paris-2024 reúnem 549 eventos com medalha em 22 modalidades. O Brasil conta com a segunda maior delegação do evento, com 280 atletas em 20 modalidades.