Siga o OTD

Tóquio 2020

Renato faz sua melhor campanha na Olimpíada, mas se despede nas semis

Em sua terceira Olimpíada da carreira, Renato Rezende consegue a primeira semifinal, mas cai e não chega para a decisão em Tóquio

Renato Rezende
Gaspar Nóbrega/COBGaspar Nóbrega/COB

Tóquio – Renato Rezende está na sua terceira participação olímpica. Nessa sexta (30), no entanto, pela primeira vez esteve na semifinal do ciclismo BMX. Muito consistente nas quartas, Rezende sofreu uma queda na segunda bateria e terminou em sétimo lugar, com 20 pontos. Stevaux parou nas oitavas.

“Eu me senti pronto. Estava me sentindo muito bem”, comenta Renato. “Feliz de como eu cheguei aqui, foi tudo muito intenso”. Na primeira volta, Renato Rezende largou bem, passou com a terceira colocação, mas na reta final acabou perdendo a vantagem e terminou em quinto lugar, com 41.561.

“Eu sai em terceiro, fiz uma primeira curva muito boa, eu sabia que nesse nível de semifinal com aqueles atletas não poderia ter zona de segurança. E na primeira volta deu certo, consegui fazer a ultrapassagem e sai lento na segunda reta, o que me dificultou que eu andei um pouco mais lento, pela curva”.

+ Confira TUDO sobre a disputa do ciclismo BMX na disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Renato Rezende em ação no ciclismo BMX dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 - Gaspar Nóbrega/COB
Gaspar Nóbrega/COB

Assim, largou buscando estar no pelotão da frente para conseguir avançar, a segunda bateria e sofreu queda. O que lhe rendeu a oitava posição com +49.111 que o primeiro. Com o total de 13 pontos na parcial e o tempo de 1:28.740.

“Na segunda, a estratégia era a mesma de mergulhar na primeira curva, estava com uma saída muito boa, mas ali no meio toda hora eu batia em alguém, na primeira rampa. Fiquei um pouco para trás na segunda, queria fazer a mesma coisa. Só que um suíço acho que viu que eu ia entrar, e fechou a porta, só que eu estava no ar. Pegou na roda da frente e eu acabei caindo. Bati bem forte a parte da bunda com a coxa e tentei manter aquecido pra última”.

A última e terceira bateria foi complicada. Renato ficou no pelotão do meio e terminou em sétimo, com 40.992. “Sabia que era difícil, os quatro primeiros revezavam pontos. Tinha que ir super bem e torcer pros caras irem mal. Só que com a queda do campeão olímpico, demorou muito pra ir a bateria e minha perna esfriou. Não consegui sair bem e não consegui fazer a última volta bem. Fiquei de fora.”

Das quatro edições olímpicas da modalidade, Renato Rezende esteve em três. Encerra sua melhor participação nos Jogos com a disputa da semifinal.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

AS REGRAS

A disputa da semifinal do ciclismo BMX tem novamente três voltas de cada bateria, com os quatro melhores ciclistas de cada uma delas, ao final das três descidas, avançando para a grande final. A decisão dos medalhistas acontece logo na sequência.

PRISCILA STEVAUX

Representante feminina do ciclismo BMX brasileiro, Priscila Stevaux não conseguiu avançar para a semifinal. Integrando a segunda bateria, a ciclista ficou na sexta colocação nas três voltas e não somou pontos suficientes para avançar à próxima fase.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Tóquio 2020