Siga o OTD

Ciclismo BMX

Stevaux é a melhor brasileira no domingo em Shepparton

Brasileira ficou na 26ª colocação no segundo dia da primeira etapa da Copa do Mundo, na Austrália. Anderson Ezequiel ficou em 49º e Renato Rezende não largou

Priscilla Stevaux em treino na etapa de Shepparton da Copa do Mundo de ciclismo BMX
(instagram)

Priscilla Stevaux foi a melhor brasileira no segundo dia da Etapa de Shepparton, na Austrália, a primeira do ano na Copa do Mundo de ciclismo BMX. Anderson Ezequiel correu o masculino, e Renato Resente não alinhou por conta da queda que sofreu no dia anterior. O circuito parte agora para a cidade de Bathurst, no fim de semana seguinte, no mesmo país.

A brasileira ficou na 26ª colocação na competição feminina, parando nas oitavas de final. Ela foi direto da primeira rodada para as oitavas, com a terceira colocação na primeira bateria do dia. Na prova seguinte ficou em quinto quando apenas as quatro primeiras seguiram. Marcou 39s162 contra 38s922 na chinesa Lu Yan, a útltima que passou na bateria. Na primeira descida, Priscila Stevaux registrou 39s418.

Priscilla Stevaux foi a única brasileira competindo neste domingo (2). No masculino, Anderson Ezequiel terminou na 49ª posição. Andinho parou uma antes das oitavas também ficando em quinto numa descida com quatro vagas para a fase seguinte. Também ficou perto: 34s851 contra 34.672 do australiano Max Cairns.

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

O segundo dia em Shepparton foi dominado por atletas dos Estados Unidos. Duas delas, Alise Willoughby e depois Felicia Stancil, ficaram nas duas primeiras colocações no feminino, e Connor Fields levou no masculino.

Manon Valentino, da França, foi a terceira melhor mulher no último dia em Shepparton. O colombiano Carlos Alberto Yepes e o suíço David Graf seguiram Fields entre os homens.

Renato Resente, o melhor brasileiro no sábado (1º), não foi para a pista por conta da queda que sofreu na semifinal do dia anterior.

Corrida Olímpica

Priscilla Stevaux está na briga por uma vaga nas Olimpíadas de Tóquio. No BMX são 24 lugares disponíveis por naipe, para pelo menos 17 países.

Uma das formas de chegar a Tóquio é pelas vagas destinadas ao país. Hoje o Brasil ocupa a sexta colocação no ranking olímpico, que garante uma vaga, atualmente com Paola Reis. Ela é a 11ª do ranking mundial, seguida por Priscilla Stevaux (15º) e Julia Alves (27ª).

A soma do desempenho das três é o que vale no ranking olímpico por país.

Caso o Brasil supere a Rússia e suba uma posição, ganha mais uma vaga, já que o terceiro, quarto e quinto têm direito a dois atletas por naipe. O primeiro e o segundo colocados podem levar três. A Holanda lidera, seguida por Estados Unidos, França e Austrália.

Há outras duas formas de conseguir a vaga para as Olimpíadas. Uma de acordo com o ranking mundial fechado no dia 2 de junho e a outra via Mundial de ciclismo BMX marcado para maio.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Ciclismo BMX